Autistas tem entrada gratuita em atrações de Balneário Camboriú; veja quais

Com diversas atrações em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, o Grupo Oceanic oferece entrada gratuita a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Dentre as atrações do grupo estão o Parque Aventura Jurássica, o Oceanic Aquarium, o Space Adventure, o Classic Car Show e a Aventura Pirata.

Conforme informações do Grupo Oceanic, é necessário apresentar a comprovação para a entrada e acompanhantes de autistas também tem direito a meia entrada. Além disso, todas as atrações com estacionamento têm vagas destinadas para as famílias.

Autistas ganham abafador de ruído em atrações

Autistas tem entrada gratuita em atrações de Balneário Camboriú – Foto: Grupo Oceanic/Divulgação/ND

Grupo Oceanic trabalha para receber melhor autistas

São muitas questões que envolvem os momentos de lazer de pessoas com TEA, incluindo o estresse em sair da rotina, a ansiedade em relação ao desconhecido e a dificuldade em gerenciar emoções.

Por isso o grupo tem trabalhado para receber cada vez melhor as pessoas com autismo e as famílias, transformando esses momentos em experiências inesquecíveis. Começando pelo quadro funcional.

“Desenvolvemos nosso próprio jeito de lidar com essa questão. Contratamos uma empresa para fazer palestras aos colaboradores, para entenderem o que é o autismo e estarem melhor preparados para receber as famílias atípicas. E saberem analisar as situações e prestarem o melhor apoio, no caso de uma crise, por exemplo”, explica Priscilla Breitenbauch, gerente de Recursos Humanos, sobre uma das ações desenvolvidas.

Oceanic Aquarium tem entrada gratuita para pessoas com TEA – Foto: Rodrigo Luft/PMBC/Divulgação

Som e iluminação reduzidos ao receber autistas

Nos atrativos Oceanic Aquarium, Parque Aventura Jurássica, Classic Car Show, Aventura Pirata e Space Adventure, existe o “código azul” que quando acionado, todos os colaboradores sabem que tem autista no passeio, então os sons e a iluminação podem ser reduzidos.

E a equipe fica em alerta para observar se o visitante não vai se incomodar por outro motivo, caso ocorra, já sabem como proceder.

Além disso, os atrativos contam com m uma comunicação visual clara e objetiva, para ajudar no percurso, reduzir a ansiedade e estresse caudados pela incerteza, melhorar a comunicação e dar mais autonomia.

Som e iluminação reduzidos ao receber autistas – Foto: Grupo Oceanic/Divulgação/ND

Nas redes sociais de cada atração, vídeos mostram o que esperar durante a visita, podendo assim ter melhor entendimento do local, se familiarizar com o lugar e desenvolver interesse e motivação para fazer os passeios.

Atrações contam com colaboradores atentos

As atrações também contam com colaboradores capacitados para dar todo apoio necessário em qualquer situação. Nas visitas guiadas com escolas, quando um dos alunos é autista, o educador dispensa mais atenção à criança e diminui o volume do microfone.

No Parque Aventura Jurássica e no Space Adventure é oferecido fone abafador de ruído. No maior parque de dinossauros do Brasil e no aquário podem ser retirados mapas, eles ajudam a visualizar o layout da atração.

Acompanhantes de pessoas com TEA pagam meio em atrações – Foto: Divulgação Space Adventure/Grupo Oceanic

“Nossos parques possuem acessibilidade e acolhimento às pessoas neuro divergentes, inclusive temos muito orgulho em nossos colaboradores autistas, que desempenham de forma exemplar suas funções”, completa Kiko Buerger Filho, CEO do Grupo Oceanic.

O Parque Aventura Jurássica, desde a inauguração, em setembro de 2023, tem três mascotes: Nico, Anni e Autis – esse em homenagem aos autistas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.