FOTO: Jararaca ‘aventureira’ é capturada após viajar 800 km em um caminhão

O CBM (Corpo de Bombeiros Militar) de Uberlândia, em Minas Gerais, realizou uma captura inusitada na última quinta-feira (11). Uma jararaca foi resgatada após percorrer cerca de 800 km dentro de um caminhão de mudanças, sendo encontrada apenas durante o descarregamento de móveis em uma casa.

Caso fosse solta fora de seu habitat, a espécie poderia causar um grande desequilíbrio no ecossistema – Foto: Herpeto Cerrado/Reprodução/ND

Ao identificarem características incomuns na serpente encontrada, os bombeiros prontamente acionaram a Herpeto Cerrado que confirmou a espécie. Surpreendentemente, constatou-se que a serpente, embora brasileira, não é nativa da região do Cerrado. Trata-se de uma jararaca-da-mata (Bothrops jararaca), espécie comum na Mata Atlântica.

Vale ressaltar que uma espécie morfologicamente semelhante, conhecida como caiçaca (Bothrops moojeni), é encontrada nos Cerrados e é a principal causadora de acidentes ofídicos nesse bioma e na região do Triângulo Mineiro.

De acordo com as informações disponíveis, a serpente teria percorrido aproximadamente 800 km dentro de um caminhão, vindo de Matipó, na Zona da Mata Mineira, até chegar em Uberlândia, onde foi encontrada durante o processo de descarregamento de móveis.

A atitude correta da equipe de resgate foi fundamental para evitar problemas ambientais, uma vez que, sem a identificação correta, o animal poderia ser solto na região, causando desequilíbrio por não ser nativo.

A jararaca foi entregue ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Uberlândia, garantindo sua correta destinação e preservação.

*Com informações do portal Regionalzão

Adicionar aos favoritos o Link permanente.