Barbiecore catarinense: conheça a DJ de SC que vê na boneca inspiração para trabalhar e viver

O mundo da moda vive em constante transformação. E entre os tantos estilos que vem e vão, a tendência “Barbiecore” vem  ganhando cada vez mais espaço entre a geração Z. Mas você sabe o que significa?

O estilo Barbiecore é uma “tendência divertida e rosa-choque”, segundo do Business Insider, que se inspira nas características da famosa boneca Barbie no que diz respeito a looks, acessórios, decoração e outros aspectos. No entanto, a trend rejeita velhos padrões estéticos e de beleza e desafia os estereótipos de feminilidade.

Após admirar a Barbie durante sua infância, Alice aderiu o estilo Barbiecore para sua vida profissional – Foto: Alice Cavazzott/Acervo Pessoal/Divulgação/ND

A Diversa+ conversou com a DJ e drag queen catarinense Alice Cavazzott, que adota a tendência cor de rosa na vida e no trabalho. Ela conta que sempre amou o universo Barbie desde criança, mas, por ser menino, nunca teve muito acesso às bonecas e seus apetrechos.

“Através da arte drag eu posso ser quais e quantas Barbies eu desejar, criando meu figurino, fazendo meu cabelo, além da imaginação e, principalmente, colocando em prática toda minha referência como artista através da criança que eu fui”, explica.

Memórias antigas

Alice guarda uma memória especial com a Barbie. “Eu amava brincar com o Castelo da Barbie que a minha irmã ganhou de aniversário. Tinha muitos cômodos, vários acessórios e peças para montar e desmontar. Um  cenário de sonho junto com os looks mais incríveis que uma Barbie poderia ter”, conta Alice.

Início da vida profissional

Alice começou na arte drag em 2014. No início da trajetória, ela se caracterizava como a Barbie de brincadeira, porém, com o passar do tempo a persona virou algo profissional.

DJ Barbie – Foto: Alice Cavazzott/Acervo pessoal/Divulgação/ND

Atualmente, ela é DJ e participa de grandes festas em Santa Catarina. “Sempre levo produções incríveis para que o público possa de deslumbrar ao ver. Todas as produções são costuradas e customizadas por mim”, afirma.

A principal ferramenta de trabalho é de Alice é o Instagram. Lá ela posta as várias fases das suas produções, assim como todos os shows que faz e as aparições como Barbie.

Processo de caracterização no estilo Barbiecore

Organizar o look rosa, o penteado e todo o processo de maquiagem leva em torno de oito horas, segundo Alice. Ela conta que a transformação requer muita atenção aos detalhes. “Afinal de contas é tudo muito pensado e elaborado para que traga a ilusão de perfeição em relação à boneca”, finaliza.

Conheça a história da Barbie

Por mais que tenha surgido nos Estados Unidos, a verdadeira inspiração da Barbie é alemã. Foi lá que a boneca Lilli foi concebida por Reinhard Beuthien nas páginas do jornal alemão Bild.

Devido ao sucesso da personagem, a protagonista das histórias virou boneca pela O&M Hausser, em 1955. Enquanto isso, desde 1945, o casal Ruth e Eliot Handler eram donos de uma fábrica de brinquedos nos EUA, a Mattel.

Em 1958, durante uma viagem à Europa, Ruth comprou a boneca Lilli para dar de presente para a sua filha e, após perceber a empolgação da criança, percebeu o potencial do brinquedo e contratou o designer Jack Ryan.

Com inspiração na alemã Lilli surgiu uma boneca adulta e sofisticada, que recebeu o nome Barbie em homenagem à Barbara, filha dos Handler. Assim, em 9 de março de 1959 houve o lançamento na Feira Anual de brinquedos de Nova York.

A clássica imagem da boneca loira de olhos azuis ainda é bastante forte, mas a linha Barbie, alinhada aos conceitos de diversidade, desenvolveu modelos com diferentes características físicas primando pela representatividade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.