Semana da Enfermagem 2023 passa por Curitibanos com cultura e conhecimento


Evento reúne profissionais e acadêmicos da área em todas as regiões de Santa Catarina A Semana Brasileira da Enfermagem 2023 (SBEnf) está circulando por Santa Catarina, com uma programação completa para estudantes e profissionais da área. Toda a programação é promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC). A primeira cidade que recebeu a série de eventos foi Curitibanos, no meio-oeste de Santa Catarina, na noite de segunda-feira (15). Na ocasião, o público se reuniu no Auditório do Centro de Educação Profissional (Cedup) para uma noite de troca de conhecimento e muita música.
Para iniciar a agenda por Curitibanos, a primeira atividade da SBEnf em Curitibanos foi uma palestra magna, ministrada pela vice-presidente do Coren, Sandra Regina da Costa. Na sequência, os estudantes e profissionais desfrutaram de uma atividade cultural: o show com a Fábrica de Gaiteiros, um projeto musical que visa preservar a tradição do Rio Grande do Sul através da gaita. Cerca de 100 profissionais e acadêmicos de toda a Região Serrana de Santa Catarina estiveram presentes.
Já na terça-feira (16), o evento aconteceu das 8h às 17h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Curitibanos. Durante o dia, aconteceram duas oficinas: sobre Práticas Integrativa e Complementares (PIC): Cuidando do Cuidador, durante a manhã; e sobre Cuidados Paliativos, na parte da tarde. Durante a ocasião, as pessoas que constroem diariamente a profissão de enfermagem puderam trocar conhecimentos e aprender umas com as outras.
— Todos os profissionais e acadêmicos de enfermagem foram convidados para participar das atividades da Semana em Curitibanos. Este foi um momento para celebrar a profissão, valorizar nossas conquistas e trocar experiências sobre a rotina de atuação — afirma a presidente do Coren/SC, Maristela Azevedo.
Amanda de Andrade, enfermeira especialista em saúde da família, foi a responsável pela oficina ministrada durante a manhã. Segundo ela, além do conteúdo, essa foi uma oportunidade de reunir pessoas e trocar histórias de profissionais que atuam diariamente na arte de cuidar de vidas.
“Com uma proposta diferente da tradicional, realizamos atividades baseadas na metodologia ativa que envolveu e estimulou a participação presente de todos. Compartilhamos e refletimos sobre a importância da saúde do profissional de saúde, em especial dos profissionais de enfermagem. Conversamos também sobre o uso das Práticas integrativas e complementares como potente ferramenta de cuidado entre os profissionais nos ambientes de trabalho”, explicou a profissional.
Já de acordo com Jesica de Lima Lourenço, que ministrou a oficina sobre Cuidados Paliativos, essa foi uma oportunidade de disseminar a importância da atuação neste âmbito para melhorar a qualidade de vida, tanto do paciente quanto de seus familiares.
“Cuidados paliativos tratam da vida, e não da morte, prezando um atendimento humanizado focado na dimensão física, emocional, social, familiar e espiritual do paciente. Cuidar é tão importante quanto curar, cada paciente é único e devemos respeitar o momento que estamos com ele, realizando um atendimento de acolhimento, escuta e amorosidade, para conhecê-lo integralmente”, destacou a profissional.
Em 2023, a Semana da Enfermagem tem como tema nacional “Enfermagem, uma força para a Saúde brasileira”. A programação em Curitibanos faz parte do cronograma, que já contou com um evento de abertura em Florianópolis (SC), mas passa ainda por Chapecó, Blumenau, Joinville e Criciúma. Todos os eventos são abertos aos profissionais e estudantes da área, e para se inscrever, basta acessar o site do Coren/SC.
Abertura em Florianópolis
Na última quarta-feira (10), cerca de 120 pessoas participaram da abertura oficial da Semana da Enfermagem 2023, que aconteceu no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Além de acadêmicos, profissionais e representantes do Coren/SC, estiveram presentes lideranças importantes como Carmen Zanotto, secretária do Estado da Saúde, e Helga Bresciani, conselheira Federal.
Para dar início ao evento, às 19h, o evento contou com uma apresentação de jazz instrumental da banda Cassio Moura. Na sequência, a secretária Carmen Zanotto iniciou as falas da mesa com um discurso que ressaltou a importância do Conselho para os profissionais de enfermagem. A presidente do Coren/SC foi a líder da cerimônia, e reforçou que todas as atividades que acontecem no Estado são oportunidades para que os profissionais construam juntos o mercado da enfermagem.
A palestra da noite ficou por conta da professora e enfermeira, Drª Felipa Amadigi. Ela atua no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e na ocasião, falou sobre a força e o empoderamento da profissão. Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e do Coren/SC, apresentados por Felipa, existem mais de 2,8 milhões de profissionais de Enfermagem no Brasil, 75 mil deles em Santa Catarina.
Para encerrar o evento, a comediante Dona Maricotinha garantiu as risadas do público em um show de stand up.
Acesse o site do COREN/SC e fique por dentro das novidades!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.