Chapecó recebe evento em comemoração à Semana da Enfermagem


Empreendedorismo e muita música marcaram as atividades no local A Semana da Enfermagem 2023 continua a percorrer Santa Catarina com uma programação completa, que passará por todas as regiões do estado. Agora, o próximo município a receber as ações promovidas pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) foi Chapecó, no Oeste catarinense. As atividades aconteceram no Sindicato dos Empregados de Estabelecimentos Bancários do município, na terça e quarta-feira (16 e 17).
> Semana da Enfermagem 2023 passa por Curitibanos com cultura e conhecimento
Neste ano, a Semana da Enfermagem teve como tema nacional “Enfermagem, uma força para a Saúde brasileira”. Em Chapecó, a programação iniciou na terça-feira (16), às 19h. Cerca de 70 pessoas, entre eles, estudantes dos cursos de Enfermagem e Técnico de Enfermagem do Senac, estiveram presentes e assistiram a uma palestra magna, ministrada pela vice-presidente do Coren-SC, Sandra Regina da Costa.
Em seguida, os presentes no espaço puderam aproveitar uma atração musical com o show da cantora chapecoense Laura Tereza, a partir das 20h. Em uma apresentação de voz e violão, a jovem cantou músicas nacionais e internacionais de sucesso, além de uma canção autoral.
Já na quarta-feira (17), às 8h, os profissionais e estudantes presentes no evento puderam aproveitar uma palestra sobre Design Thinking e Design de Serviço para a Enfermagem, do Grupo de Trabalho de Empreendedorismo do Coren-SC. Todas as atividades foram realizadas no Sindicato dos Empregados de Estabelecimentos Bancários de Chapecó.
A professora de enfermagem Jouhanna Menegaz foi a responsável pelas oficinas sobre Design Thinking e Design de Serviço. De acordo com a profissional, essas são duas ações planejadas pelo grupo de trabalho de empreendedorismo do Conselho. Ela ressaltou que, além de Chapecó, outros dois municípios catarinenses também receberão essa oficina junto às atividades da Semana da Enfermagem.
“A oficina foi pensada para problematizar as mudanças em relação à experiência das pessoas com a saúde, a introdução da tecnologia, as reflexões no contexto da pandemia, e como podemos utilizar novas ferramentas e conceitos para pensar em proporcionar cuidado em saúde. Também, pensamos em causar a reflexão de que empreender em saúde não é só ter um negócio na enfermagem, mas identificar oportunidades de inovação em qualquer contexto”, comenta.
Semana da Enfermagem em Chapecó
Divulgação
O objetivo, conforme explica a profissional, é apresentar conceitos e focar na aplicação de ferramentas para a geração de valor e novas experiências para o usuário no serviço de saúde. Com isso, é possível instigar os profissionais a irem além de suas áreas de atuação, pensando fora da caixa e desenvolvendo inovações que transformem o ato de cuidar.
E, depois da passagem por Chapecó, a Semana de Enfermagem continua com mais ações pelo estado. Segundo a presidente do Coren/SC, Maristela Azevedo, a ideia do evento é reunir profissionais e acadêmicos para participarem das ações, que serão realizadas em cinco cidades de Santa Catarina. A atividade em Chapecó, de acordo com a profissional, foi um momento para celebrar e valorizar a importância da profissão.
O Conselho também promove ações da Semana da Enfermagem por Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis. Para acompanhar a programação e inscrever-se, basta acessar o site do Coren.
Ações já realizadas em SC
A Semana Brasileira da Enfermagem 2023 (SBEnf) está sendo realizada em diversas cidades de Santa Catarina, com uma programação abrangente que tem como público-alvo os estudantes e profissionais da área. O evento é organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), e a primeira cidade a recebê-lo, na segunda-feira (15), foi Curitibanos, no meio-oeste.
A programação iniciou às 19h, com uma palestra magna ministrada pela vice-presidente do Coren, Sandra Regina da Costa. Na sequência, os profissionais aproveitaram um show da Fábrica de Gaiteiros, um projeto musical que tem como objetivo preservar a tradição da gaita no Rio Grande do Sul. Cerca de 100 profissionais e estudantes da região serrana de Santa Catarina participaram do evento.
No dia seguinte, na terça-feira (16), as atividades ocorreram na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Curitibanos, com duas oficinas sobre Práticas Integrativas e Complementares (PIC): Cuidando do Cuidador e Cuidados Paliativos. Durante o evento, os profissionais de enfermagem tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências sobre sua rotina de trabalho.
Para acompanhar as novidades sobre a Semana da Enfermagem e o Coren/SC, basta acessar o site da instituição.
Leia também
Na APAS Show 2023, novos produtos e embalagens da Kiarroz e RisoVita são o destaque da Fumacense Alimentos
Hospital São José conquista selo inédito que reforça o cuidado e atenção à segurança do paciente
Após mudanças, incorporadoras apostam em empreendimentos que se enquadram no Minha Casa Minha Vida

Adicionar aos favoritos o Link permanente.