Veja como fica os serviços do SINE em SC após rescisão de contrato com empresa terceirizada

O Governo de Santa Catarina rompeu o contrato, que terminava em junho, com a empresa terceirizada responsável por prestar serviços nos 22 postos do SINE (Sistema Nacional de Emprego). Com isso, os trabalhadores ficaram em dúvida sobre o atendimento nos locais a partir desta segunda-feira (22).

Postos do Sine seguirão atendendo população, apesar do fim do contrato com empresa terceirizada – Foto: Arquivo/Secom/Divulgação/ND

Assim como trouxe a reportagem do Balanço Geral Florianópolis, a empresa notificou o governo estadual sobre atraso no repasse para pagamento do salário dos trabalhadores contratados.

No entanto, o governo de Santa Catarina informou que, desde janeiro até maio, todos os contratos e pagamentos “estão rigorosamente em dia”.

Além disso, a Secretaria de Estado Indústria, Comércio e Serviço afirmou, por meio de nota, que a empresa descumpriu “obrigações e o Governo resolveu fazer a Notificação da Rescisão Contratual. Afim de evitar novas paralisações por parte dos terceirizados nos Postos do Sine”. A pasta alega ainda que já iniciou o processo para contratação emergencial, mas ainda sem prazo para conclusão.

Vale destacar que, em março, trabalhadores de unidades pelo Estado como, por exemplo, em Blumenau e Itajaí tiveram os serviços suspensos por conta de paralisação dos trabalhadores em decorrência da falta de pagamento. No entanto, a situação foi regularizada dias depois.

Como fica o serviço nos postos do SINE

Ainda de acordo com o governo estadual, os postos do Sine, atualmente, são responsabilidade do Estado e não deixarão de atender a população. Porém, “o trabalhador poderá encontrar atendimento reduzido por causa das paralisações ou falta de terceirizados, mas os efetivos estão trabalhando normalmente”.

Vale lembrar os sistema é responsável por auxiliar o trabalhador nos encaminhamentos ao mercado de trabalho., além de realizar os procedimentos para obter o seguro-desemprego.

Confira a nota da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço na íntegra:

Quanto aos serviços terceirizados dos Sines de Santa Catarina, a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço informa que entende a relevância do trabalho proporcionado pelos terceirizados, já que hoje estão em maioria, em relação à quantidade de servidores. A empresa responsável pelos terceirizados descumpriu obrigações e o Governo resolveu fazer a Notificação da Rescisão Contratual. Afim de evitar novas paralisações por parte dos terceirizados nos Postos do SINE, o Estado decidiu por encerrar o contrato com a empresa em questão, sendo que concomitante a isso, foi dado inicio a um processo de contratação emergencial, para a retomada do atendimento nos postos do SINE, já que as tratativas com a empresa atual restaram infrutíferas.

O Estado, está em dia com todos os pagamentos, este vem cumprindo todas as obrigações contratuais mediante os repasses, e incessantemente, vem tomando várias providências de cobrança, e meios de garantir que o pagamento seja efetuado a cada colaborador. Atualmente, os postos dos Sines, que são responsabilidade do Estado, estão em funcionamento. O trabalhador poderá encontrar atendimento reduzido por causa de paralizações ou falta de terceirizados, mas os efetivos estão trabalhando normalmente, ou seja, o Estado está garantindo o acesso do atendimento ao público.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.