Núcleo da UFSC promove seminário sobre trabalho digno em frigoríficos

O Núcleo de Estudos em Ergonomia Aplicada da UFSC, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e outras entidades, promove, nos dias 19 e 20 de abril, o Seminário Trabalho Digno em Frigoríficos. O evento ocorre no Auditório do Ministério Público do Trabalho em Brasília, das 13h às 19h, no dia 19 e no dia 20 das 9h às 16h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até sexta-feira, 7 de abril.

Discutir os desafios, o cenário e as perspectivas em relação ao meio ambiente de trabalho e a proteção à saúde de trabalhadoras e trabalhadores em frigoríficos é a proposta do seminário. A programação contempla a redução da jornada de trabalho como medida de proteção à saúde, a luta do movimento sindical pela NR 36, as formas de efetivação da norma e o trabalho dos povos indígenas em frigoríficos. Os desafios enfrentados pelas mulheres, as relações de trabalho, a proteção do trabalho da mulher, a insalubridade, adequação do ritmo de trabalho e a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) também foram incluídos nos debates. Os organizadores também pautaram o tema da necessidade de intensificação da fiscalização do trabalho em frigoríficos, o autocontrole agropecuário e a precarização no mundo do trabalho.

A UFSC participa da programação com discussões sobre ritmo de trabalho e exposição ao frio e doenças infecciosas em frigoríficos. Além disso, haverá um minicurso a distância com o tema Conhecendo a NR 36. A expectativa é que o seminário reúna cerca de 400 participantes, dentre juízes, procuradores, auditores, sindicalistas, agentes do SUS, pesquisadores, trabalhadoras e trabalhadores em frigoríficos. O evento conta com o apoio da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação, Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores da Alimentação. Mais informações aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.