Arquiteta defende descentralização para melhorar mobilidade em Florianópolis

A arquiteta Maria Helena da Rocha Paranhos, que atualmente mora em Berlim (Alemanha), falou nesta terça-feira (23) na Acif (Associação Empresarial de Florianópolis) sobre “mobilidade urbana sob a ótica do desenvolvimento”.

Maria Helena da Rocha Paranhos falou na Acif – Foto: Fabio Gadotti/ND

Ela disse que “para quebrar paradigmas é preciso ter coragem para ousar” e defendeu a descentralização, prevista no Plano Diretor atualizado, para que os bairros tenham “uso misto”, com comércio, serviço e lazer, para melhorar a qualidade de vida e evitar grandes distâncias de deslocamento diário para o Centro da cidade.

A um grupo de associados e convidados da entidade, Maria Helena disse também que Florianópolis tem o desafio de trazer moradores para a região central, especialmente jovens, que movimentam a vida noturna e boêmia.

E alertou para a importância de espaços urbanos inclusivos. “A acessibilidade não pode ser uma discussão ideológica. Todos devem ser iguais na cidade”, disse, chamando a atenção para os desníveis e falta de conservação das calçadas nos municípios. “A gente precisa fazer o óbvio em urbanismo”, arrematou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.