Seringas espalhadas em praça de Florianópolis geram revolta: ‘saúde dos trabalhadores em risco’

Um flagra registrado nesta quarta-feira (24) mostra seringas espalhadas na praça Celso Ramos, próximo à Beira-mar Norte, em Florianópolis. As imagens registradas pelo cinegrafista Gustavo Karasiak da NDTV revelam diversas embalagens próximas do lixo.

Seringas foram descartadas de forma irregular – Foto: Google Street View + Gustavo Karasiak/Divulgação/ND

Questionada, a Vigilância Sanitária de Florianópolis explicou que esta não é a primeira vez que situações como esta acontecem na cidade. Infelizmente, a situação tem sido recorrente, e é um dos grandes perigos do descarte irregular de resíduos.

A Vigilância Sanitária explicou que é muito difícil identificar quem fez o descarte, mas que irá apurar a situação.

Agora, a Comcap, que faz a coleta de lixo na cidade, se comprometeu em recolher as seringas, no entanto, descartes incorretos podem ser perigosos para a saúde dos trabalhadores, segundo a Prefeitura. Isto porque, os profissionais podem sair machucados na hora de recolher este tipo de resíduo.

De acordo com o site oficial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o material deve ser descartado em coletores ou recipientes rígidos com tampa, como garrafa pet. Depois, o material deve ser fechado e levado até uma Unidade Básica de Saúde.

Confira o vídeo:

Flagra mostra seringas em Florianópolis – Vídeo: Gustavo Karasiak/NDTV

Adicionar aos favoritos o Link permanente.