Hospital Marieta em Itajaí deve inaugurar 20 novos leitos de UTI em breve; entenda

A secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina anunciou a abertura de novas unidades de terapia intensiva (UTIs) em todo o estado, entre UTIs adulto, pediátrica e neonatal. O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, Litoral Norte catarinense, terá 20 novos leitos de UTI adulto, além de dez leitos de UTI neonatal.

Marieta terá novos leitos de UTI

Hospital ganhará novos leitos de UTI adulta e neonatal – Foto: Bruno Golembiewski/Arquivo ND

De acordo com a secretaria de Estado da Saúde, o hospital está em período de contratação de recursos humanos para poder abrir os novos leitos e ampliar a oferta ao público da região.

Os leitos de UTI ficarão no Complexo Madre Teresa, estrutura anexa ao prédio do hospital, que ainda contará com novos ambulatórios e salas cirúrgicas.

De acordo com o Hospital Marieta, a direção já começou a alinhar as ações para a abertura de 20 novos leitos UTI adulto no Complexo Madre Teresa.

A previsão é que a abertura dos leitos ocorra dentro de 40 dias. Já para os leitos de UTI neonatal, ainda não há previsão de entrega.

Complexo Madre Teresa anexo ao Hospital Marieta

O Complexo Madre Teresa vem para expandir alguns departamentos do hospital Marieta. Foram mais de R$ 134 milhões em investimento no prédio anexo à unidade, com mais de 21 mil metros quadrados divididos em 15 pavimentos.

Neles, estarão modernos Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Unacon, Ambulatório de Especialidades, Pronto Socorro e 241 novos leitos.

Em fevereiro deste ano, o novo espaço da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) foi inaugurado no terceiro andar do prédio.

O Unacon serve como uma nova estrutura para atendimento aos pacientes com câncer da Foz do Rio Itajaí.

Novos leitos em outras regiões

Além do Hospital Marieta, outras unidades hospitalares ganharão novos leitos de UTI para reduzir a alta lotação registrada nos últimos meses. São eles:

  • Hospital Regional de São José, São José – 7 UTI neotal
  • Hospital Dom Joaquim, Sombrio – 5 UTI neonatal e 5 de UTI pediátrica
  • Hospital Regional de Araranguá, Araranguá – 8 UTI neonatal
  • Hospital Ilha, Florianópolis – 5 UTI neonatal
  • Hospital Imigrantes, Brusque – 8 UTI neonatal, 8 UTI pediátrica, 8 UTI adulto

Ocupação de leitos de UTI

Nesta quinta-feira (25), o painel de leitos de UTI em Santa Catarina mostra que 97,54% dos leitos do estado estão ocupados no momento. Na região da Foz do Rio Itajaí, a ocupação atual é de 100%.

O Meio-Oeste e Serra Catarinense e o Grande Oeste também estão com todas as UTIs ocupadas. O Vale do Itajaí registra 98,38% dos leitos ocupados, e a Grande Florianópolis 97,71%.

O Planato Norte e Nordeste apresente 97,17% de ocupação das UTIs, enquanto o Sul do Estado apresentava menor taxa de ocupação, 92,22%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.