Joinville pode vacinar parcela da população contra dengue, estuda Secretaria

Para conter a emergência de dengue em Joinville, no Norte de Santa Catarina, a Secretaria de Saúde estuda aplicar a vacina contra a dengue em um público específico na cidade. De acordo com a secretária de saúde Tânia Eberhardt, Joinville não teria orçamento para disponibilizar a vacina para toda a população.

Anvisa aprovou em março deste ano o registro de uma nova vacina contra a dengue – Foto: Freepik/Divulgação/ND

“Interesse [em vacinar contra a dengue] tem, sempre, mas não teríamos recursos suficientes [para imunizar todos os habitantes], teríamos que criar alguns critérios”, disse a secretária nesta segunda-feira (29), no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, em março deste ano, o registro de uma nova vacina contra a dengue, a Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma. O laboratório visitou a cidade e ofereceu o imunizante. Se optar pela vacinação, Joinville seria pioneira no país.

É o primeiro imunizante liberado no Brasil para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue, mas ele também poderá ser aplicado em quem também já teve a doença.

Principal emergência em saúde do período, a dengue teve 11.057 casos confirmados em Joinville. O município já acumula 16 mortes causadas pela doença. Os bairros mais afetados foram Paranaguamirim, com 944 casos, Comasa, com 931 e Jardim Paraíso, com 846.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.