Iniciativa pioneira: “Carrinhos inteligentes” agilizam compra em supermercado catarinense


A iniciativa, pioneira na região Sul, pretende tornar a compra mais rápida e prática Falta de tempo, correria da rotina, filas… Quem nunca enfrentou um desses empecilhos para ir ao supermercado? Com todas as demandas do dia a dia, fazer as compras pode ser uma tarefa desafiadora, que exige organização e energia. A boa notícia é que, com inovação e tecnologia, é possível tornar as compras do mês no supermercado uma tarefa ainda mais rápida e eficiente. É o caso dos carrinhos inteligentes, uma iniciativa que acaba de chegar em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, com a intenção de tornar a experiência de compra mais simples e otimizada.
A iniciativa pioneira foi apresentada pelo Supermercado Brasão, mercado tradicional, mas conectado com as necessidades e novidades do mercado. Com o lema “Chegue com pressa, saia com tempo”, os carrinhos já estão disponíveis para uso dos clientes desde a manhã de sexta-feira (09), e prometem facilitar a vida dos chapecoenses. Diferente de um carrinho convencional, ele permite que o cliente passe as suas compras e realize o pagamento no próprio objeto, sem a necessidade de ser atendido por um atendente ou passar por um caixa rápido.
Elton Ficanha, que atua como Gerente de Marketing no supermercado, destaca que o Brasão acredita e pensa em estratégias para facilitar a mobilidade dentro do estabelecimento, fundamental para as pessoas que buscam um atendimento agilizado.
“Para quem busca praticidade, agilidade, não quer enfrentar filas e deseja ter independência durante a compra, o carrinho inteligente é ideal. Essa inovação tecnológica atende com excelência a rotina daquele consumidor que quer entrar no mercado, comprar cinco ou seis itens e ir embora. Ouvimos sempre das pessoas que as filas, comuns em horários de pico, são os maiores desafios para as compras. Então, o carrinho inteligente vem somar no atendimento do Brasão Supermercado” reforça o profissional.
O carrinho inteligente muda completamente a experiência de compra do consumidor
Divulgação
Segundo ele, a novidade foi pensada para atuar em paralelo com outras inovações já disponíveis no Brasão Supermercados — a exemplo do Self Checkout, em que o cliente consegue pagar as contas sozinho, e dos canais de comunicação online, em que é possível agendar a entrega em casa ou retirá-la no próprio local.
Inovação é prioridade
Com mais de 50 anos de história e presença na rotina dos catarinenses, inovação sempre esteve no DNA do Brasão Supermercados — mesmo quando a tecnologia ainda não fazia parte da rotina de forma tão intensa como nos dias atuais. Um exemplo é o uso de códigos de barras, que conforme explica Elton, foi adotado de forma pioneira no Oeste de Santa Catarina pelo estabelecimento no início de sua história, quando ele ainda era um armazém. Mais recentemente, foi pioneiro no Self Checkout, no pagamento das compras por NFC (relógios, celulares e outros dispositivos), e agora, adota mais uma vez uma estratégia totalmente inovadora na região.
De acordo com Elton, o uso de carrinhos inteligentes já é muito comum nos Estados Unidos e em outros países do exterior, mas no Brasil, são poucas as redes que já operam com essa novidade. O Brasão é o primeiro grupo supermercadista do sul brasileiro a oferecer a tecnologia, criada pela Nextop, empresa especialista em inovação para supermercados.
“Com essa estratégia, acreditamos que todas as pessoas que buscam por conveniência, agilidade e praticidade na hora de comprar comida, vão querer testar os carrinhos inteligentes. Pensamos muito em oferecer satisfação e modernidade para os nossos clientes, mas também, atrair diferentes públicos que buscam ter acesso a esse tipo de tecnologia”, complementa o gerente.
Entenda como funciona
Os carrinhos inteligentes são parecidos com o modelo de Self Checkout, mas com a diferença de que as compras podem ser registradas de maneira simultânea, no momento em que o cliente escolhe o produto. O mesmo é válido para os cancelamentos, que podem ser feitos com agilidade e de forma instantânea.
Eduardo Moschetta, diretor do Supermercado Brasão
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Um dos principais diferenciais do objeto é o Pinpad, que permite passar o cartão de crédito, débito ou vale-compras para o pagamento no próprio carrinho. Para registrar ou cancelar os itens escolhidos, o cliente tem acesso a um Monitor Touch Screen. Ainda, há cinco câmeras de reconhecimento dos ítens, um leitor de código de barras, e uma bateria que permite usá-lo por até 12 horas.
O monitoramento das compras acontece em tempo real através de um tablet, que acusa qualquer divergência de produtos ou de pesos, ou seja, não há a possibilidade de adicionar um item no carrinho sem o registro ou de retirar um produto sem o devido cancelamento. Sacolas de papel estão disponíveis para organizar os produtos e facilitar o empacotamento na hora da saída.
Cabe destacar que as frutas e legumes são pesadas na hora da saída e registradas na compra. Ainda, ao deixar o estabelecimento, a equipe irá conferir se todas as informações estão convergentes com o que foi registrado no tablet.
Neste primeiro momento, a tecnologia deve ser usada apenas para pequenas compras. Ao todo, são 14 carrinhos disponíveis para o uso dos clientes — oito no Brasão Avenida, e seis na unidade da rua Fernando Machado, ambas localizadas no centro de Chapecó.
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