Leitura: professora de Navegantes incentiva a prática com atividades interativas

O tempo entre a escolha do próximo livro e as descobertas em cada página é marcado, na maioria das vezes, pelas surpresas e aquilo que a imaginação cria. Entretanto, no Centro Municipal de Educação Infantil  Professora Maria de Lourdes Couto Cabral – CAIC, as crianças aprenderam que existem formas distintas de fazer a leitura.

Com a turma de Monteiro Lobato, crianças aprendem uma das formas de leitura apresentada pela professora 

Com a turma de Monteiro Lobato, crianças aprendem uma das formas de leitura apresentada pela professora  – Foto: Centro Municipal de Educação Infantil  Professora Maria de Lourdes Couto Cabral – CAIC/Divulgação/its Teens

Com o intuito de mostrar os novos cenários e possibilidades, a professora Lays Meire Jacó criou diversas atividades literárias,  instigando as turmas de dois maternais da unidade, com o apoio dos monitores Jussara Braganholi, Maria Jailma, Danielly Negromonte e Mauri Machado – os dois últimos, do AEE (Atendimento Educacional Especializado).

“Quis propor possibilidades e vivências de leituras diferenciadas, porque eles estão acostumados apenas com o adulto leitor, que apresenta, ou pai, que lê antes de dormir. Então eu queria que eles vivenciassem diversas oportunidades e momentos de leitura”, conta a professora.

Aproveitando as áreas livres da escola e as opções pelo bairro, o foco era mostrar que as palavras podem ser aliadas dos sentidos, imaginação e da alegria. Ainda que as ações fora da sala sejam desafiadoras, o resultado vale o esforço.

“Gosto de fazer coisas diferentes e gosto de proporcionar isso pra eles. Eles gostam muito de livros, então pensei: ‘vou fazer um projeto sobre isso, porque eles gostam muito da leitura’”, explica Lays.

E a proximidade com o diferente é uma característica da educadora, que, desde 2021, após a formação, levou para o ensino o desafio de fazer mais do que o básico, expandindo os horizontes e as alternativas na Educação Infantil.

“Para eles é chato ficar só no lápis e no papel. O importante é ser divertido e mostrar para eles que têm realmente outras formas de aprender”, finaliza a educadora.

Todo lugar é espaço de leitura

A gaiola dos livros é uma forma de leitura que foi compartilhada com os pequenos

A gaiola dos livros é uma forma de leitura que foi compartilhada com os pequenos – Foto: Centro Municipal de Educação Infantil  Professora Maria de Lourdes Couto Cabral – CAIC/Divulgação/its Teens

Entre os desafios que foram propostos para o maternal, existem alguns que marcaram a turma. Confira a lista de espaços visitados e vivências compartilhadas:

1. Árvore literária

Já imaginou como seria encontrar seus livros pendurados em uma árvore e descobrir uma nova forma de leitura? Essa foi a surpresa das crianças ao visualizarem as obras penduradas na goiabeira. Além do cenário inusitado, a oportunidade foi ideal para compartilhar as histórias, interpretando os desenhos.

2. Gaiola dos livros

É comum encontrar alguns passarinhos em gaiolas, mas você já viu algum livro preso? Nessa atividade, o objetivo era que os pequenos libertassem um livro por vez, conferindo a história dos protagonistas e soltando a imaginação.

3. Restaurante da leitura

E se você visitasse um local em que o cardápio mistura alimentos e enredos? Se a sua salada ou arroz e feijão fossem acompanhados de literatura? A ideia da professora Lays Meire Jacó foi demonstrar que até mesmo os locais mais inusitados são oportunidades para ler.

Além do interesse pelas publicações, a atividade rendeu muitas surpresas, já que os profissionais transformaram um espaço da unidade em um verdadeiro restaurante.

4. Leitura na rede

Aproveitar o balanço para relaxar e viajar em uma nova aventura é uma oportunidade única, vivenciada pelas turmas do Caiquinho. Por lá, as crianças tiveram contato com a rede, item que muitas ainda não conheciam.

5. Com a turma do Monteiro Lobato

E se os companheiros de leitura fossem a Emília, o Saci e a Cuca? Os pequenos também participaram deste momento, folheando os livros junto com a turma do Sítio do Picapau Amarelo, criação de Monteiro Lobato.

6. No CEU das Artes

Por último, mas não menos importante, os pequenos conheceram o CEU das Artes, com a experiência de leitura em uma biblioteca de verdade, afinal, esse pode ser um dos melhores espaços para se conectar com os contos e enredos.

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