‘Tortuguita do reino animal’: filhote de tartaruga é capturado por ave ao chegar no mar

Um filhote de tartaruga mal chegou ao mar e foi capturado por uma ave que chegou inesperadamente. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra que as pessoas ao redor ficaram em choque com a cena presenciada. “São as tortuguitas do reino animal, todo mundo quer comer elas”.

Tartaruga é capturada por ave ao chegar no mar

‘Tortuguita do reino animal’: filhote de tartaruga é capturada por ave assim que chega ao mar – Foto: Redes sociais/Reprodução ND

O biólogo Biomesquita destaca que a natureza funciona dessa forma, e é por casos como o registrado no vídeo que as tartarugas colocam muitos ovos nos seus ninhos. “Quando ela vai desovar, coloca entre sessenta e duzentos ovos”.

Ainda de acordo com ele, colocar diversos ovos é uma estratégia evolutiva da espécie, para que os filhotes consigam sair do ninho e chegar até a água, sem que todos morram.

“Isso porque do caminho do ninho até a água, esses bichinhos estão à mercê de vários predadores. Não são só aves, eles também são atacados por caranguejos e, geralmente, quando entram na água,  podem ser atacados por diversas espécies de peixes, moluscos, muitos bichos mesmo”, explicou.

Milhares de tartarugas nascem ao mesmo tempo

Biomesquita comenta sobre outra estratégia das tartarugas, que é desovar todas jutas em uma determinada noite, para que os filhotes consigam eclodir todos no mesmo dia.

“Isso faz com que uma multidão imensa de tartaruguinhas saia do ninho mais ou menos na mesma hora, e aí os predadores não vão conseguir comer nem metade de todas elas. Porém, depois que chegam no oceano, elas ainda estão à mercê de muitos predadores”.

De acordo com o biólogo, praticamente 99% dos filhotes que vemos chegando ao mar em vídeos na internet estão mortos. “A vida delas até chegar na fase adulta é muito difícil. Estima-se que, a cada mil tartarugas que nascem, cerca de uma ou duas vão chegar a fase adulta”.

Assista ao vídeo

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Biomesquita (@biomesquita)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.