Parceria entre empresários e governo quer dar visibilidade ao turismo de inverno na Serra

O inverno começa oficialmente quarta-feira (21) e a Serra catarinense ganha destaque e passa a ser o destino mais procurados por turistas internos e externos.

Segundo a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), as atrações serranas são um roteiro consolidado no Estado e no país.

turismo

Estado vai dar a mesma atenção que é dada à temporada de verão – Foto: Mycchel Legnaghi /São Joaquim Online/Divulgação/ND

Apesar disso, o turismo de inverno não era tão explorado no Estado, conforme o secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva.

Segundo ele, essa relação com a estação e o incentivo do governo é novidade, além de ser essencial para que Santa Catarina seja reconhecido como um local a também ser visitado nas temporadas geladas.

“Pela primeira vez o governo está admitindo e está trazendo para dentro da sua governança a palavra inverno. Isso parece simples, mas não é. Ao fazer isso, nós criamos um produto para ir para o mercado”, diz Neiva.

“Porque, até então, a gente promovia muito timidamente e hoje vamos começar a ir para o mercado com duas temporadas estabelecidas, a de verão e de inverno”, revela.

Neiva conta que, em relação à governança, o Estado vai dar a mesma atenção que é dada à temporada de verão.

“Não estamos falando somente de turismo, estamos falando de segurança pública, infraestrutura, defesa civil, enfim, todas as secretarias vinculantes. Inclusive, agora temos um grupo de trabalho e vamos atuar no verão e no inverno da mesma forma”.

Tudo em um só lugar

Uma das grandes novidades, destacadas por Neiva, será a implementação de um canal digital oficial do Estado com “todas as particularidades de cada município”.

“Isso é muito importante porque as pessoas ainda não têm um meio oficial para saber informações dessas regiões”. Inclusive, nesta semana, o secretário estava em Lages, na Serra, para alinhar o planejamento com a Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana).

“A Serra será a maior privilegiada em relação a comunicação de turismo no inverno. Mesmo a temporada ocorrendo em todo o Estado, vamos focar nesta região como produto, mas claro, divulgando todas as regiões também”, indica.

A partir dessa iniciativa, o secretário aponta que será possível ter indicadores reais juntamente com o Sebrae, Fecomércio, para “planejar de uma maneira mais assertiva o turismo de inverno”.

“Até porque temos quatro meses de inverno e mais ou menos três meses de verão. Precisamos pensar no inverno também. E isso vai mudar toda a identidade de Santa Catarina”, destaca.

Frio é o motivo que mais atrai turistas à Serra

Com o avanço do ciclone extratropical para o alto mar, Santa Catarina vai receber uma massa de ar frio e seco. “Ela vai trazer um tempo estável, firme e frio, e vai se estabelecer na noite de sábado, madrugada de domingo.

Mas com o avanço do dia, o domingo tende a ser bastante frio”, explica o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.No entanto, a neve ainda não deve dar as caras nos próximos dias.

Ainda não deve nevar na Serra Catarinense nos próximos dias, conforme Epagri/Ciram- Foto: Flávio Tin/Arquivo/ND

Isso se deve pelo clima seco que, de acordo com Martins, não é o ideal para que ocorra o fenômeno. “Não temos frio suficiente ainda. Para nevar precisa que o clima esteja fechado, chovendo, com ciclones próximos e, agora, não é o caso”.

Apesar disso, em Urupema, cidade considerada a Capital Nacional do Frio, a mínima no domingo, segundo o órgão, será na casa dos 2°C e máxima de 12°C.

Para a turismóloga da Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana), Ana Vieira, essa é a condição perfeita para atrair visitantes ao local.

“É um turismo familiar. Pais, filhos, avós, todos vêm juntos buscando a experiência do frio, juntamente com experiências gastronômicas e apreciação da natureza”, aponta.

“A gente tem as visitas nas vinícolas, piqueniques nos vinhedos, as trilhas, cavalgadas, o turismo de aventura nos Cânions, esportes radicais, compras, artesanato, Bom Jardim da Serra e Lages têm bons restaurantes, uma boa imersão gastronômica”, completa.

Para receber bem esses turistas, Ana revela que o poder público e o privado estão trabalhando em conjunto para oferecer aos visitantes uma experiência completa. “Bom Jardim da Serra, por exemplo, inaugurou na semana passada dois hotéis, no formato de chalés.

Então, estamos percebendo que a iniciativa privada está investindo e o poder público já vem se preparando com os postos de atendimento ao turista abertos e acompanhando o fluxo para a Serra”, conta.

Festival de Inverno começa no dia 30

A turismóloga Ana Vieira afirma que as prefeituras também estão investindo em eventos e, isso, juntamente com a boa comunicação entre os municípios, vai ajudar a fortalecer o turismo.

“Temos feito um trabalho em conjunto com os municípios, de indicação, para fazer com que o turista circule”, avalia Ana. “Além do que já temos de vantagem, somamos com o alinhamento de outros atrativos para o turista”.

Em São Joaquim, vai ocorrer o Festival de Inverno 2023 entre os dias 30 de junho e 2 de julho, no Pavilhão Nacional da Maçã. Nos outros dias, até o dia 30 de julho, ocorrerão outros atrativos como, por exemplo, o concurso gastronômico no dia 25 de julho, a partir das 13h30.

A secretária municipal de Turismo de São Joaquim, Adriana Schlichting, explica que o turismo de evento tem sido muito importante para os visitantes e para a comunidade.

“O turista vem nos visitar e eles terão vários atrativos. Até para que ele possa conhecer melhor as nossas tradições, cultura, gastronomia e tudo que temos de bonito na nossa região”, diz.

Florianópolis também pode ser destino para quem busca o frio

No mês passado, a secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esporte lançou o projeto “Floripa 365: Turismo o ano todo”, em busca explorar as possibilidades turísticas o ano inteiro na Capital.

Na visão do secretário da pasta, Ed Pereira, a cidade tem potencial para atrair o interesse de visitantes durante todas as épocas do ano, inclusive no inverno.

“Floripa 365: Turismo o ano todo” busca explorar possibilidades e atrativos para o turista todos os dias do ano – Foto: Leo Munhoz/ND

Para isso, a secretaria está realizando um mapeamento do que acontece em Florianópolis e explorando as riquezas naturais “para que, a partir de uma comunicação assertiva, o turista saiba o que é possível fazer na Capital”, afirma.

No evento de apresentação do projeto, o secretário Evandro Neiva também esteve presente e revelou que a relação entre as secretarias está excelente e tem sido realizado um trabalho em conjunto para fomentar o turismo cada vez mais.

“Nós temos um planejamento juntamente com Floripa e também com as entidades, como o Convention Bureau e o Trade Turístico, para fazer com que Floripa tenha uma extensão de calendário”, diz Neiva.

“Nós temos que mostrar para aquela pessoa que fazer uma trilha, assistir ao pôr do sol, é uma opção na nossa cidade, mesmo nos dias de frio, e a nossa ação está envolvida em mostrar isso para eles”, demonstra Ed Pereira.

Os trabalhos realizados entre secretarias municipais e estadual elevam Santa Catarina a outro patamar, segundo Neiva.

“É o início de um grande trabalho de planejamento e reposicionamento de mercado. Agora nós começamos a identificar as particularidades reais do nosso Estado, para que a gente tenha isso como um trunfo”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.