Mais de 4 mil m² de uma experiência única para os fãs da NBA. O NBA Park abre as portas em Gramado, no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (19) e encanta desde sua arquitetura e imponência a cada um dos itens históricos expostos no local, passando por atrações e interações que colocam o fã dentro do universo da NBA. Na terça-feira (18), em preview exclusivo para a imprensa, o Arena ND+ visitou o primeiro parque temático da NBA no mundo e conversou com Sérgio Perrella, vice-presidente de Licenciamento e Varejo da NBA para a América Latina, e com Jonas Ortiz, CEO do NBA Park.
Perrella reforçou a importância de Gramado como destino turístico e como força no setor de entretenimento, o que a tornou o local ideal para o NBA Park. “Gramado hoje é o segundo destino turístico do país, os números falam em 7 milhões de pessoas todos os anos. Ela tem essa cultura muito forte já de entretenimento, gastronomia. Para esse projeto, como era um projeto que envolvia essa experiência, desde o início pensamos em Gramado por ser a cidade mais pronta para recebê-lo. Estamos muito satisfeitos e a cidade também abraçou o NBA Park”, diz.
O CEO do NBA Park também salienta a cultura da cidade com parques temáticos. “É uma região que atende turistas de todos os estados, por isso, a NBA estando aqui tem a conexão com todo o Brasil ao mesmo tempo e é uma cidade que tem a cultura de parques temáticos, faz todo sentido trazer a NBA para cá, uma proposta de algo mais completo e saindo do eixo Rio-são Paulo, onde o grupo já possui ações”, complementa.
A expectativa, conta Perrella, é de que o parque receba entra 200 e 250 mil visitantes por ano, ou seja, uma média de cerca de 600 pessoas por dia. “Mas, o mais importante é que todas as pessoas se sintam felizes, emocionadas e próximas da NBA”, salienta. Sobre possíveis expansões e novos parques no país, ele é cauteloso. “É um modelo difícil por conta do investimento, mas já estamos mapeando cidades e tem, ainda, a expansão internacional. É a primeira do mundo e tenho certeza que os outros escritórios da NBA fora do Brasil também estão de olho”, acredita.
Com cerca de 45 milhões de fãs da NBA no país, o Brasil é o terceiro maior mercado da Liga e o vice-presidente admite que é o melhor momento tanto no que diz respeito ao crescimento dos fãs que assistem aos jogos, como de consumo de produtos e serviços.
“Hoje já são 23 lojas, ampliaremos para 30 até o fim do ano. Sem dúvida é o melhor momento que temos como Liga, como marca. Temos o desenvolvimento das escolinhas, a NBA House tem sido um sucesso absurdo de vendas, é nosso melhor momento”, admite.
Além de toda a programação e atrações durante o dia, o NBA Park também estuda no período noturno, especialmente para atrair o público para os jogos das finais, em um modelo semelhante ao da NBA House, mas com ativações diferentes.
Um paraíso para o fã de NBA
A NBA é uma experiência diferente. O basquete, por si só, é apaixonante. A dinâmica, a imprevisibilidade, a maneira como se adapta e evolui ao longo dos anos o torna um esporte que arrebata e a NBA vai além e traz um espetáculo à parte, com eventos, produtos, serviços e ativações como as que temos hoje, em Gramado.
O NBA Park transporta o amante da NBA para dentro. Em cinco pavimentos distintos, somos transportados para a história da Liga, o surgimento desde os anos 1940, atravessando as décadas e seus pontos históricos como a dinastia do Boston Celtics de Bill Russell, a rivalidade entre Larry Bird e Magic Johnson, os 100 pontos de Wilt Chamberlein até a recente comemoração dos 75 anos, tudo em um museu interativo que traz, ainda, curiosidades e características dos jogadores, além de peças exclusivas e autografadas.
Conhecer e entender a história da NBA nos permite admirar personagens que construíram a Liga e suas franquias e a presença do troféu Larry O’Brien lembra os motivos pelos quais cada time briga em uma temporada de mais de 80 jogos.
A interatividade joga o fã dentro da própria NBA permitindo a experiência de “disputar” os desafios presentes no All Star Game, de “ser árbitro por um dia” e de pisar em uma quadra tão brilhante como as das arenas norte-americanas – e canadense.
A reprodução dos vestiários aproxima ainda mais o torcedor do ambiente no qual seus ídolos vivem momentos pré e pós jogos.
O NBA Park permite ao fã da NBA experienciar o gostinho de estar em uma arena sem sair do Brasil.
Números e atrações exclusivas e históricas do NBA Park
Todo fã da NBA sonha em ver, de pertinho, o desejado troféu Larry O’Brien ou a famosa camisa 23 de Michael Jordan e no NBA Park, é possível. Em meio às diversas atrações, uma camisa autografada de Michael Jordan está em exposição e, além da lendária camisa 23 do Chicago Bulls, há, ainda, peças autografadas de LeBron James, Magic Johnson, Larry Bird, Shaquille O’Neal e Stephen Curry. O troféu estará em exposição para os fãs no Museu NBA, um dos espaços do parque.
Com mais de 4 mil m², o NBA Park é dividido em cinco pavimentos com atrações diversas, entre elas, o primeiro restaurante temático da NBA na América Latina com cardápio exclusivo.
A NBA Store é um show à parte. Foram necessários 2 mil metros de adesivos para a decoração da loja, que é a terceira maior do país e conta com 400m² e mais de 3 mil itens exclusivos, oficiais e licenciados da NBA. Com a NBA Store do parque, o Brasil chega a 23 lojas físicas oficiais e é o terceiro maior mercado de varejo físico fora dos Estados Unidos.
Os fãs da NBA têm, à disposição, cerca de 15 atrações exclusivas, como o Museu NBA, onde estão expostas as camisas autografadas e outros itens, a exposição de memorabília, que conta com mais de 25 itens autografados, como regatas, tênis e bolas, o Replay Center, o restaurante temático, áreas instagramáveis, ativações de parceiros do NBA Park e uma quadra personalizada, entre outros.
Além da quadra, quem quiser testar suas habilidades, pode utilizar as nove máquinas de arremessos importadas ou, ainda, os nove consoles PlayStation 5 para divertir os fãs.
A decoração do parque também chama a atenção. Com mais de 100 refletores que iluminam e criam uma atmosfera interativa, o NBA Park utiliza, ainda, mais de 400 bolas entre a decoração e as atividades. São mais de 150 telas espalhadas pelo parque e 70 projetos instalados em todo o espaço.
Enquanto os playoffs acontecem nos Estados Unidos, quatro mascotes oficiais estão em Gramado para interagir com o público: Burnie, do Miami Heat, Stuff, The Magic Dragon, do Orlando Magic, The Raptor, do Toronto Raptors e The Gorilla, do Phoenix Suns.
A capacidade de visitantes do NBA Park por sessão é de 2,5 mil pessoas, enquanto a do restaurante temático é de 150 pessoas.