‘Um reset na alma’: por dentro de uma experiência de benzimento em Florianópolis

No século passado, o ato de benzer era uma opção de ‘cura’ para muitas pessoas que viviam em Florianópolis, sobretudo numa época em que não se tinha facilidade para acessar a medicina. A tradição é mantida ainda hoje na cidade, com o surgimento de novas benzedeiras.

Durante uma reportagem especial do projeto Floripa 350, o jornalista da NDTV RecordTV Marcelo ‘Mancha’ Cabral recebeu o benzimento de Camila Gomes, uma das mais jovens benzedeiras da Ilha. Ele contou como foi essa experiência. Confira abaixo!

Camila Gomes e Marcelo ‘Mancha’ Cabral durante benzimento, na Lagoa da Conceição – Foto: Frame/Vitor Miranda/Grupo ND

Mancha não se considera uma pessoa religiosa. No entanto, durante a infância e adolescência passou pelos ensinamentos da Igreja Católica e do Kardecismo.

“Eu acredito sim numa energia, num ser superior, mas eu não tenho uma religião específica. Fui batizado, fiz a crisma e estudei em colégio católico boa parte da minha vida. Meus pais eram espíritas e um dia da semana parávamos para ler um trecho do livro e meditar sobre aquele ensinamento”, conta.

Renovação e bem-estar

Segundo o jornalista, receber o benzimento durante a reportagem foi uma experiência de renovação e energia positiva.

“Foi muito legal, sempre é muito legal. Eu, como jornalista, fiquei prestando atenção nas palavras dela, na mensagem que ela passava e isso, quando vai chegando ao fim, te traz uma energia positiva, um bem-estar, parece que deu um ‘reset’ na alma e ela ganhou uma recarga para seguir em frente”, descreve Mancha sobre o momento de benção com Camila Gomes.

Para a benzedeira: força e emoção

A experiência de benzer, para Camila, é algo sublime. “Sinto as palavras serem sopradas como uma brisa leve, uma força que nasce em meu coração. Como uma grande onda, essa energia inunda meu corpo físico, deixando ele em estado de profundo bem-estar. Por vezes, as lágrimas surgem e sinto o amor desaguar”, relata sobre suas experiências.

De acordo com a benzedeira, o ato de benzer é uma força potente, algo que acalma o corpo, a mente e dá um abraço integral em todo o ‘ser’. Quando inicia o benzimento, Camila pede a permissão do anjo guardião da pessoa a ser benzida, para que possa entrar em seu ‘espaço sagrado’, seu campo sutil, como descreve a energia de cada indivíduo.

Após isso, começa a benção utilizando o elemento fogo, fazendo a limpeza etérica do campo emocional da pessoa.

“Vale lembrar que o campo sutil é nutrido pelas emoções reprimidas que não foram elaboradas e passam a pulsar em seu campo. Segundo a ciência, o universo atua na lei da atração. Logo, aquilo que sentimos em excesso ou não sabemos lidar, fica em nosso campo pulsando e atraindo pessoas, situações e episódios para que eu me permita sentir e soltar as emoções que estão em meu campo etérico”, destaca.

No momento da limpeza dentro do benzimento, Camila consegue sentir as emoções que o consulente, como chama a pessoa que recebe a benção, tem em seu campo e, junto de seu anjo guardião, solicita a remoção dessas emoções.

Conexão e acolhimento

Nesse processo de limpeza, Camila faz uso de ervas, reza e cromoterapia. O próximo passo, após a limpeza etérica feita dentro do ato de benzer, é acender o amor dentro do coração do consulente.

“Auxiliar com o verbo, a fé e a conexão com a sua ancestralidade, para que o amor que a habita seja sentido e possa nutrir seu ‘ser’ como um todo, por essa força potente que já está dentro de nós”, conta.

Ao final, Camila afirma que faz uma entrega do consulente ao colo de Nossa Senhora da Conceição e confia a ela a conexão com o profundo amor e acolhimento.

“Solicito, ainda, que seus ancestrais possam reger e guiar o consulente em amor, fé e esperança. É uma conexão profunda por poucos minutos, mas que transforma e transborda”, complementa a benzedeira.

Floripa 350

O projeto Floripa 350 é uma iniciativa do Grupo ND em comemoração ao aniversário de 350 anos de Florianópolis. Ao longo de dez meses, reportagens especiais sobre a cultura, o desenvolvimento e personalidades da cidade serão publicadas e exibidas no jornal ND, no portal ND+ e na NDTV RecordTV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.