Iniciativas de acessibilidade e inclusão são destaque na Vila da Regata em Itajaí

A Vila da Regata, que recebe a The Ocean Race em Itajaí, Litoral Norte catarinense, conta com diversas ferramentas de acessibilidade e inclusão, para garantir o acesso ao evento a todos. Pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida podem solicitar atendimento e ferramentas disponíveis para curtir o evento.

Pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida podem solicitar ferramentas de inclusão – Foto: Prefeitura de Itajaí/Reprodução/ND

Já na entrada prioritária, o balcão de acessibilidade oferece informações sobre as atrações e pode orientar os visitantes quanto as ferramentas de acessibilidade disponíveis.

A equipe conta com intérprete de libras, que além de atender no local pode acompanhar os visitantes pelo evento.

Também estão disponíveis cadeiras de rodas, canudos articulados para pessoas com mobilidade reduzida e pulseiras de identificação para autistas.

A pulseira auxilia pessoa como Gustavo Carvalho, tem autismo e veio ao evento acompanhado pela mãe, Andressa Carvalho, já que dá direito a prioridade nas filas.

“Ele não tem muita paciência para esperar. Então se a gente consegue entrar nos lugares, passando nas filas um pouco mais rápido é melhor porque ele não cansa e não desiste da festa”, explica a mãe.

Os ambientes da Vila da Regata possuem rampas e acesso facilitado, o que possibilita com que pessoas com cadeiras de rodas, carrinho de bebê e mobilidade reduzida possam circular livremente.

Espaços possibilitam acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida – Foto: Prefeitura de Itajaí/Reprodução/ND

É o caso de Regiane Marlene Dias, que veio de Florianópolis só para conhecer a Vila da Regata. Ela é cadeirante, e encarou até chuva para curtir o evento.

“Eu venho porque sei que é seguro. Aqui eu tenho a garantia de andar com a minha cadeira de rodas, sei que tem banheiros adaptados e, além disso, fico tranquila em ir nos ambientes e nas exposições com segurança”, destacou.

Na praça de alimentação, os cardápios têm audiodescrição disponíveis por meio de QR Code. O evento conta ainda com banheiros adaptados, estacionamento, acesso e assentos prioritários para pessoas com deficiência, obesos, idosos com mais de 60 anos, gestantes, lactantes e autistas.

Mais de 100 pessoas já foram atendidas no balcão da acessibilidade desde a abertura da Vila da Regata de Itajaí, no dia 29 de março.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.