Escritora de Joinville lança novo livro infantil e realiza evento gratuito

A escritora de Joinville Else Sant’Anna Brum apresenta seu sétimo livro infantil em evento gratuito realizado neste sábado (6), na cidade do Norte de Santa Catarina. A autora, que está às vésperas de completar 87 anos, tem uma vida dedicada à educação e à literatura e, agora, lança uma nova coletânea de contos divertidos e inspiradores.

Escritora lança coletânea de histórias em livro – Foto: Gladionor Ramos/NDTV

O evento acontece na Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin, com contação de história, que será realizada com um momento especial, quando um dos contos do livro “Histórias de Sonho e Despertar” também ganhará encenação.

Em “Histórias de Sonho e Despertar”, Else reúne cinco histórias que foram publicadas entre os anos 2000 e 2010 em uma coluna. Nesta coletânea, ela apresenta aos jovens leitores conhecimentos pré-históricos em “O Dinossauro do Capoeirão”, fala sobre as engenhosidades possíveis para a realização dos objetivos em “O sonho de um velho peixe” e brinca com a imaginação em “Quem Canta os Males Espanta”, “Jujuba e Picolé” e “A História que Jujuba Contou”.

Evento na biblioteca de Joinville terá contação de história – Foto: Gladionor Ramos/NDTV

“Estou resgatando as histórias em livros, para não deixá-los esquecidos. E o conto é sempre atual, então mesmo que tenham sido escritos há uma década, podem ser lidos da mesma forma ainda hoje”, explica a autora.

No sábado, o evento de lançamento ocorre a partir das 09 horas, na sala de literatura infantil da Biblioteca Pública de Joinville. Além da contação, a autora também estará autografando os livros e recebendo os leitores.

  • Quando: sábado (6) entre 9h e meio-dia
  • Onde: Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin, na rua Comandante Eugênio Lepper, 60, Centro
  • Quanto: a entrada no evento e na contação de histórias é gratuita. O livro estará à venda a R$ 30

Else Sant’Anna Brum e seu mais novo lançamento – Foto: Divulgação/ND

Trajetória

A trajetória de Else na literatura infantil iniciou nos anos 1980 quando ela, já com uma carreira consolidada na educação, tendo sido professora alfabetizadora e diretora de escolas públicas municipais de Joinville, conquistou uma premiação em um concurso do Governo do Estado de Santa Catarina e publicou “Miguelito Pirulito”. Em 1992, publicou seu maior sucesso, “Cri-Cró”, seguido por “Retetéu” (1994) e “Serelepe” (1994).

O trabalho de “salvaguardar” sua obra tem feito com que os últimos anos tenham sido intensos na carreira da escritora. Ela lançou “Cri-Cró e outras Histórias” em 2019 e “1, 2, 3, Era uma Vez” em 2022, ambos pela Editora Areia, de Joinville, e com ilustrações de Michelline Móes, que volta a ser responsável por dar forma aos personagens nesta nova obra.

Quase 87 anos

Apesar da idade, já que está às vésperas de completar 87 anos, Else não pensa em parar: além dos contos já editados para o antigo suplemento joinvilense, há muitas histórias ainda não publicadas que ela pretende lançar em coletâneas nos próximos anos.

“O segredo é gostar de contar histórias para criança e saber levá-la para o mundo da fantasia. Não existe criança que não goste de histórias, mas não adianta contar aquilo que ela já vê todo dia. É necessário ir além, e criar um mundo de imaginação, seja com a aparição de um dinossauro na vizinhança ou com peixes que falam”, analisa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.