Os erros de Argel e da Chapecoense na estreia da Série B

A Chapecoense estreou com derrota para o Mirassol na Série B do Campeonato Brasileiro. Por ter jogado fora de casa, não é uma surpresa. O ponto negativo é o futebol apresentado após três semanas de intertemporada.

Pavani não teve boa atuação como primeiro volante da Chapecoense – Foto: Tiago Meneghini/Chapecoense/ND

O time teve pouca evolução em relação ao que vinha apresentando no estadual. Segue com alguns problemas, como a saída de jogo, espaços na frente da linha de zagueiros e pouco controle da partida.

A opção de Argel Fuchs por utilizar Giovanni Pavani se mostrou um equívoco. A justificativa era uma melhor construção de jogo, por ele ser um bom passador. As estatísticas* não comprovaram isso.

Pavani teve um acerto de 64% dos passes, na frente apenas do centroavante Ribamar, com 45,5%. Além disso, foi o quarto jogador com menos passes feitos, com 16, na frente de Felipe Albuquerque (11), Richard (9) e Ribamar (5).

Cazonatti, em comparação, deu 29 passes e acertou 87,9%. O outro volante, Dudu Vieira, deu 23 passes e acertou 74,2%. Isso que estavam atuando um pouco mais a frente.

Se não criou, Pavani também não marcou. O controle de jogo do Mirassol passou, também, pela ineficiência do volante como primeiro homem de marcação.

É bem verdade que durante o jogo, Argel fez a inversão de posições entre Cazonatti e Pavani, o que não resolveu o problema.

Outro ponto a ser destacado, é que Leandro Vilela teve muita liberdade para jogar. Ribamar e Bruno Nazário que deveriam dar o primeiro combate, não fizeram, gerando desequilíbrio na segunda linha de marcação, onde estava Pavani.

MELHORA APÓS TROCAS

O lado bom, se é que pode ser chamado assim, é que a Chapecoense melhorou após a substituições. Felipe Ferreira entrou muito bem e melhorou a construção de jogo.

Dudu Vieira cresceu de produção ao lado de Pablo Siles, quando o time se desenhou em um 4-2-3-1.

A Chapecoense chegou a ter duas chances de empatar a partida, uma bola acertou o travessão, mas não conseguiu marcar gol.

Tudo isso indica que a Chape tem margem de evolução. E ela precisa ocorrer já para a próxima rodada, contra o Londrina.

*Dados do aplicativo SofaScore

Adicionar aos favoritos o Link permanente.