Floripa 350: Mudas de árvore símbolo da Ilha de SC são plantadas em ação da NDTV

Em mais uma ação do Legado para o Futuro neste sábado (29), iniciativa do projeto Floripa 350 e NDTV, foram plantadas 19 mudas de Guarapuvu no bairro João Paulo, no Centro de Florianópolis. Essa foi a terceira ação do projeto. A árvore é considerada um grande símbolo da Ilha de Santa Catarina.

guarapuvu, árvores

Plantação de Guarapuvu, neste sábado (29) – Foto: Divulgação/ND

O objetivo dessa ação é promover a conscientização na comunidade sobre importância de preservar o meio ambiente. No decorrer deste ano, ainda são esperados o plantio de cerca de 350 mudas com a orientação e supervisão da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente).

O Guarapuvu

O Guapuruvu ou Guarapuvu é uma árvore de grande porte. Com o nome científico Schizolobium parahyba, tem entre 10 a 25 metros de altura. Outra característica é que pode apresentar crescimento rápido, sendo excelente para reflorestamentos.

Ela possui o formato de taça, com a copa alta e flores amarelas, e pode ser vistas, com maior intensidade, de outubro a dezembro, nas regiões da Lagoa da Conceição, Rio Vermelho  nos morros da Capital catarinense, além dos parques municipais do Córrego Grande e da Luz.

Passado da árvore em Santa Catarina

No passado, a árvore teve uma grande importância na economia e nas práticas culturais no Estado. A Guarapuvu era utilizada na fabricação de canoas de só uma madeira, que era escavada até chegar no formato da escavação desejada.

Essa fabricação era uma prática indígena que os lusos-açorianos aprenderam assim que chegaram na Ilha de Santa Catarina, no século 18.  Atualmente, as produções são raras de se observar, além disso, sem a autorização da Floram pode ser considerada ilegal.

Em 1992, a árvore se tornou símbolo da cidade, e então seu corte foi proibido pela Lei nº 3.771 de 25 de maio daquele ano.

Símbolo de Florianópolis

A Guarapuvu é mais do que uma árvore símbolo de Florianópolis, ela representa um momento da história dos povos que habitaram na Ilha; em um primeiro momento, os povos originários, mais tarde com as populações luso-açorianas.

A árvore é conhecida na Bahia como pau-de-vintém; no Rio de Janeiro, como fava-divina e no Rio Grande do Sul, como Guavirovo. Já em Florianópolis, recebe o nome de Guarapuvu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.