De Akron para a história: Curry e LeBron voltam a se enfrentar nos playoffs da NBA

A NBA nos reserva muitas surpresas, confrontos duros, históricos, rivalidades e embates entre verdadeiras lendas. Nesta temporada, não é diferente e uma das semifinais da Conferência Oeste presenteou o fã de basquete com mais um duelo entre os dois maiores de sua geração. LeBron James e Stephen Curry voltam a se enfrentar nos playoffs e, a partir da noite desta terça-feira (2), quando Los Angeles Lakers e Golden State Warriors “brigam” por uma vaga na final do Oeste. Os dois meninos de Akron seguem fazendo história.

Golden State Warrios e Los Angeles Lakers abrem semifinal do Oeste nesta terça-feira (2) – Foto: NBA/Divulgação

De um lado, o “King”, que não tem o apelido à toa e, para muitos, já superou até Michael Jordan. De outro, o maior arremessador da história da NBA e o responsável por literalmente mudar o jogo. Os deuses do basquete foram muito generosos com a cidade do estado de Ohio e por coincidência ou não, os dois nasceram no mesmo Summa Akron City Hospital, com 39 meses de diferença.  No entanto, Curry não cresceu na cidade, ao contrário de Lebron, que viveu em Akron onde, hoje, tem uma escola, a Promise School.

Os números fazem parte da vida dos dois jogadores que têm seus nomes cravados – e mais de uma vez – na história da NBA. Até aqui, foram quatro confrontos em finais, com Stephen Curry comemorando três títulos em cima de LeBron. O quatro é, de fato, um número que persegue os dois. É este o número de títulos que cada um deles tem na carreira. Ao menos até agora.

O primeiro confronto entre os dois aconteceu quando Lebron estava em Cleveland e era o atual MVP da Liga. No dia 17 de novembro de 2009, com vitória do Cavs e um jogo de 31 pontos de Lebron. Curry anotou 14 naquele jogo.

Se a disputa entre os dois começou com vantagem para o King, ao longo dos anos a vitória preferiu ficar mais ao lado do camisa 30. A partir daquele dia, foram 43 jogos entre eles, com 25 vitórias para Curry e 18 para Lebron. Quando o assunto são as finais, a vantagem de Curry aumenta. São 15 vitórias e apenas 7 derrotas do armador.

E é justamente para chegar novamente às finais da NBA que eles voltam a se enfrentar. O Golden State Warriors de Curry avançou aos playoffs na sexta colocação, longe do que se esperava do atual campeão da NBA. Na única série que foi a sete jogos, o time de San Francisco eliminou o Sacramento Kings com mais uma partida histórica do camisa 30.

Curry fez o primeiro jogo de 50 pontos em um jogo 7 na história da NBA. Foram 50 pontos, 8 rebotes, 6 assistências e sete bolas de 3 pontos para eliminar o Kings, que terminou a temporada regular na terceira colocação, em Sacramento. Além dele, Kevon Looney fez uma grande série, terminando os sete jogos com 106 rebotes, maior número de um jogador desde DeAndre Jordan, que também teve 106 rebotes contra o Warriors em 2014. Looney foi, ainda o primeiro jogador desde Dwight Howard em 2008, a ter pelo menos três jogos com 20 rebotes em uma série de playoffs.

Já o Los Angeles Lakers de Lebron James eliminou o Memphis Grizzlies em seis jogos. Comandados por Ja Morant, o time do Tennessee não segurou o discurso provocativo de boa parte de seus jogadores e se deparou com um Lakers potente defensivamente, que imprimiu uma série em 4 a 2 para despachar os ursos dos playoffs. Antes, o Lakers passou pelo Timberwolves no play-in para se garantir na sétima colocação.

No jogo 3, o Lakers limitou o Grizzlies a 9 pontos no primeiro quarto e chegou a abrir 29 pontos de vantagem e, em nenhum momento permitiu que Memphis passasse à frente no placar. No jogo 4, Lebron alcançou seu primeiro 20-20 na carreira. Foram 22 pontos e 20 rebotes na vitória por 117 a 111. Lebron encerrou a série com médias de 22 pontos, 11 rebotes e 5 assistências.

De um lado, o Lakers querendo voltar às finais após temporadas decepcionantes, de outro, o Warriors querendo provar que a temporada regular não é a realidade do time e lutando pelo bicampeonato consecutivo. Os fãs esperam por 7 jogos e a bola sobe nesta terça-feira (2), às 23h para o início de mais uma história entre Curry e Lebron.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.