Bailarina premiada anuncia espetáculo em quatros cidades de SC

A premiada bailarina, coreógrafa e professora de dança Erika Rosendo volta aos palcos de Santa Catarina no mês de maio, desta vez com projeto contemplado no Prêmio Funarte de Circulação e Difusão na área da dança, o espetáculo “Auto-Retrato”. A dançarina passa pelas cidades de Garuva, Joinville, Blumenau e Florianópolis.

Erika Rosendo em “Auto-Retrato” – Foto: Divulgação/ND

O espetáculo “Auto-Retrato”, grafado assim mesmo, com hífen, usando de licença poética, para não cair na fácil dedução de uma autodescrição, tem como proposta um jogo autorreflexivo. O corpo busca uma percepção e leitura de si, a recuperação e construção de uma identidade móvel e movente, em que a artista combina reconhecimento e estranhamento, lançando possibilidades de presença num modo pessoal chamado dança.

Criado em 2008, ao longo dos anos o espetáculo foi amadurecendo junto com a intérprete, sofrendo, como ela mesma sofreu, as transformações decorrentes de um tempo que passa e deixa suas marcas, no corpo e na alma, e, muito mais, na própria percepção de si mesma.

“O espetáculo ‘Auto-Retrato’ tem uma grande relevância na minha vida e carreira artística. Foi minha primeira obra criada, pensada com uma estrutura de espetáculo de dança contemporânea”, conta Erika.

Erika Rosendo em “Auto-Retrato” – Foto: Divulgação/ND

A bailarina destaca que o espetáculo também foi sendo criado a partir de provocações de Jussara Xavier, diretora do trabalho, que, na época, a encheu de perguntas para as quais ela foi atrás das respostas.

“Quando ‘Auto-retrato’ foi criado, em 2008, eu ainda era uma menina, com muitos desejos de mundo, com um corpo mais jovem, recém chegada ao Sul, me adaptando à temperatura do lugar, procurando o sentido da vida, as percepções de mim mesma”, lembra a intérprete-criadora.

Foi nesse processo investigativo e solitário e tendo o corpo como um veículo de expressão que surgiu essa obra “dançada, singela, colorida, honesta expressando o meu autorretrato, com a bagagem de uma vida de apenas 22 anos”, diz Erika. De lá para cá, são 15 anos de atualizações e descobertas incorporadas ao espetáculo.

Como e quando assistir

As apresentações têm entrada gratuita e classificação Livre para todos os públicos.

  • Garuva
    Quando: Dia 05 de maio – Sexta-feira
    Horário: 20h
    Onde: Espaço de Vivências Monte Crista (Estrada Monte Crista, 3430 – Monte Crista)
  • Blumenau
    Quando: Dia 09 de maio – Terça-feira
    Horário: 19h
    Onde: Sala S 113 – Campus 1 – FURB (Rua Antônio da Veiga, 140 – Itoupava Seca)
  • Florianópolis
    Quando: Dia 13 de maio – Sábado
    Horário: 19h
    Onde: SESC Prainha (Tv. Siríaco Atherino, 100 – Centro, Florianópolis)
  • Joinville
    Quando: Dia 19 de maio – Sexta-feira
    Horário: 17h15
    Onde: Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – Sala Agripina Vaganova (Av. José Vieira / Beira-Rio, 315 – América)

Erika Rosendo em “Auto-Retrato” – Foto: Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.