Ministério Público recomenda que Joinville adote medidas urgentes para combate à dengue

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) emitiu recomendação ao município de Joinville, no Norte de Santa Catarina, para que adote medidas urgentes e eficazes para o combate à dengue na cidade.

Desde o início do ano, Joinville registrou 5,9 mil casos de dengue – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Segundo o MPSC, “a 15ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville recomendou nesta semana à Secretaria Municipal de Saúde, que adote, de forma imediata, medidas urgentes e eficazes no combate e controle da dengue, chikungunya, zika vírus e do seu vetor no município”.

Entre as recomendações, está a criação de um Plano de Contingência municipal para enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e implantação de Comitê Intersetorial para ações de controle do mosquito transmissor envolvendo diferentes órgãos da gestão municipal.

O Ministério Público recomenda, também, a realização de busca ativa de casos suspeitos nas proximidades da residência, trabalho ou outros locais em que houve confirmação de caso de dengue, chikungunya ou zika vírus.

A recomendação do MPSC está incluída no inquérito civil instaurado pelo órgão para apurar as ações de combate à dengue adotadas pela prefeitura, em decisão da 15ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville.

De acordo com o promotor de Justiça, Felipe Schmidt, “a recomendação tem por objetivo tornar mais eficaz a atuação do município de Joinville na prevenção e combate à dengue e alinhá-la à estratégia estadual de enfrentamento da moléstia”.

A reportagem do Portal ND+ entrou em contato com a prefeitura de Joinville, mas, até o fechamento desta matéria, o município não se manifestou oficialmente sobre o caso. O espaço segue aberto para a prefeitura emitir seu posicionamento.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.