Síndrome respiratória cresce em SC e Joinville faz Dia D de vacinação contra a gripe

Com o alerta da Fiocruz para o crescimento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em Santa Catarina, a prefeitura de Joinville, no Norte do Estado, realiza o Dia D de Vacinação Contra a Gripe para o público prioritário neste sábado (6).

Vacina da influenza protege contra três tipos de gripe – Foto: Marcelo Martins/Reprodução/ND

Divulgado na última semana, o Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta que Santa Catarina e mais 18 Estados apresentam sinal de crescimento de casos de SRAG. Em SC, segundo o órgão de saúde, observa-se crescimento em diversas das faixas etárias analisadas.

Considerando este cenário, as UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) de Jarivatuba, Floresta, Bucarein, Aventureiro I, Bom Retiro e Vila Nova Sede estarão abertas entre 8h e 16h para vacinação contra a influenza.

De acordo com a Prefeitura, além da vacina contra a gripe, é possível se imunizar nos postos durante o “Dia D” com outras vacinas disponíveis na rede pública, com a da Covid-19.

A vacina da influenza protege contra três tipos de gripe. É preciso apresentar a Carteira de Vacinação e documento oficial com foto, além de comprovante da profissão exercida para aqueles casos em que o trabalhador faz parte do público-alvo.

Endereços das UBSFs abertas no sábado

  • UBSF Jarivatuba, rua Monsenhor Gercino, 5484, Jarivatuba
  • UBSF Floresta, rua República do Peru, Floresta
  • UBSF Bucarein, rua Inácio Bastos, 555, Bucarein
  • UBSF Aventureiro I, rua Alino José Alípio, Aventureiro
  • UBSF Bom Retiro, rua Otávio Rosa Filho, Bom Retiro
  • UBSF Vila Nova Sede, rua 15 de Novembro, 8436, Vila Nova

Quem pode se vacinar

A vacina está disponível para crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.