Presente para o Dia das Mães? Pesquisa revela mudanças nos hábitos dos consumidores; veja

Uma data muito especial e que “movimenta o coração e o bolso” de todos os brasileiros é sem dúvida o Dia das Mães. Com a data quase chegando, o comércio de rua, lojas e e-commerce se aquecem na espera dos clientes e, segundo especialistas, 2023 possui fortes indicativos de alcançar recordes de vendas.

Com a agitação do dia a dia, os consumidores estão buscando facilidades para fazer suas compras, e o setor de comércio online atende bem a esses anseios dos clientes. Além disso, uma pesquisa da All In apontou que cerca de 60,4% dos consumidores pretendem comprar um presente, e 87% irão parcelar as compras.

Com a agitação do dia-a-dia, os consumidores estão buscando facilidades para fazerem suas compras do Dia das Mães, e o setor de comércio online está em alta

Com a agitação do dia-a-dia, os consumidores estão buscando facilidades para fazerem suas compras do Dia das Mães, e o setor de comércio online está em alta. – Foto: Freepick/Reprodução/ND

Lado a lado com o Natal e a Black Friday, o Dia das Mães é uma das datas de maior volume de vendas para o comércio nacional. A expectativa do varejo é a melhor possível e com fortes indicativos de recorde de vendas em 2023, já que a data concentra o maior pico de consumo no Brasil para este primeiro semestre.

No Dia das Mães de 2022, de acordo com dados da All In, empresa que realiza monitoramento de e-commerce, o setor faturou em torno de R$ 6 bilhões. Com isso, a tendência das pessoas fazerem compras online está em alta e trazendo boas expectativas para o varejo.

O Mercado Livre, renomado portal de vendas online aponta que, nos dias anteriores ao Dia das Mães, cerca de 35 mil buscas por minuto são feitas na plataforma. No ano anterior, segundo o Mercado Livre, itens de moda e beleza lideraram as intenções de compra, seguido de celulares, acessórios e eletrodomésticos.

Perfil dos consumidores mudou neste Dia das Mães

Segundo outra pesquisa realizada pela Koin, empresa de tecnologia financeira, nas duas primeiras semanas do mês de abril, 60,4% dos consumidores pretendem comprar um presente no Dia das Mães e farão isso antecipadamente.

Já outros não estão com tanta pressa, e a pesquisa revelou que cerca de 27,2 % irão aguardar a proximidade da data em busca de promoções. A pesquisa considerou o perfil de consumo em todas as regiões do Brasil.

60,4% dos consumidores pretendem comprar um presente no Dia das Mães e farão isso antecipadamente. – Foto: Freepick/Reprodução/ND

Outro dado relevante do levantamento mostra que 70,3% do público que pretende comprar presentes para celebrar a data é formado por mulheres entre 32 e 50 anos.

Os produtos mais procurados ainda seguem sendo os eletrodomésticos, com 28,7% das intenções de compra, seguido por celular e itens de beleza e perfumaria, com 22,3%, e vestuário, com a preferência de 19,3% dos consumidores consultados.

E quanto ao valor do presente?

Quando o assunto se trata de valores, a pesquisa da Koin aponta que 38,2% pretendem gastar entre R$ 200 e R$ 500 com presente para o Dia das Mães, e 87% dos entrevistados disseram que irão parcelar a compra.

O comércio online se mantém na liderança na preferência do público, com 60,9% optando pelo e-commerce, contra 14,4%, que farão as compras em lojas físicas.

Quanto ao método de pagamento, o estudo mostra que cerca de 50,5% pretendem pagar as compras via boleto ou pix parcelado, enquanto o cartão de crédito é a opção para apenas 36,1% dos entrevistados.

A pesquisa também revela que há dois fatores que definem a compra: a forma de pagamento é primordial para 51,5% das pessoas, seguido pelos descontos oferecidos, com 39,2%.

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