Novo secretário e superintendente são nomeados no Alto Vale após prisões da Operação Mensageiro

As prefeituras de Ibirama e Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, anunciaram nesta sexta-feira (5) a nomeação de novos gestores após as prisões relacionadas à 4ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada pelo Ministério Público, que aconteceram nas duas cidades.

Valdur Rosembrock, à esquerda, assume secretaria municipal de Ibirama; Jessiel Pereira, à direita, assume o Saate de Presidente Getúlio e cumprimenta o prefeito Nelson Virtuoso (MDB) – Foto: Redes Sociais/Divulgação/ND

No dia 27 de abril, o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo (MDB), o ex-secretário municipal de administração de Ibirama, Fábio Fusinato, e o ex-superintendente municipal de água e esgoto de Presidente Getúlio, Edson José Staloch, respectivamente, foram alvos de mandados de prisão preventiva relacionados à Operação. A investigação do caso corre em segredo de Justiça.

Conheça os novos nomes

Em Ibirama, o servidor público Valdur Ricardo Rosenbrock responderá interinamente pela Secretaria de Administração e Finanças de Ibirama. A nomeação dele foi definida após uma reunião entre o prefeito em exercício de Ibirama, Jucélio de Andrade (MDB), e secretários municipais.

Valdur Rosenbrock substitui o ex-secretário municipal de administração de Ibirama, Fábio Fusinato – Foto: Prefeitura de Ibirama/Divulgação/ND

Rosenbrock é graduado em Economia e possui especialização em Gestão Estratégica Empresarial. Atualmente, responde pela Secretaria de Obras do município e deverá acumular as responsabilidades das duas pastas, sem acumular salários, de acordo com a prefeitura de Ibirama.

O gestor é servidor do município desde 2013 e já respondeu pela Secretaria de Saúde do município, sendo também diretor de Compras de Insumos da mesma pasta. Rosenbrock permanecerá como responsável pela Secretaria de Administração e Finanças por período indeterminado.

Presidente Getúlio nomeia novo superintendente do Saate

O Saate (Serviço de Abastecimento de Água e Tratamento de Esgoto) também está com um novo superintendente, em substituição a Edson José Staloch. Ele havia sido exonerado na semana passada e também foi alvo da Operação Mensageiro.

Em Presidente Getúlio, Jessiel Pereira assume a superintendência do Saate e cumprimenta o prefeito Nelson Virtuoso (MDB) – Foto: Prefeitura Municipal de Presidente Getúlio/Divulgação/ND

O órgão público será dirigido a partir de agora por Jessiel Matheus Pereira. O jovem é servidor efetivo do órgão desde 2017, ocupando até então a direção administrativa da autarquia.

Relembre a Operação Mensageiro

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) conduz uma ampla investigação acerca da empresa de saneamento Serrana, agora chamada Versa Engenharia Ambiental. A investigada atende várias cidades do Estado, onde há suspeitas de corrupção no serviço de coleta de lixo.

Segundo o MPSC um funcionário da empresa, chamado de “Mensageiro” na investigação, era responsável pela entrega das propinas aos prefeitos. Por ter feito acordo de delação premiada, o nome do funcionário não pode ser divulgado pelo Grupo ND por proibição judicial.

Esta é a 4ª fase da Operação Mensageiro, que apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.

As novas ordens judiciais expedidas foram cumpridas nos municípios de Imaruí, Presidente Getúlio, Três Barras, Gravatal, Guaramirim, Schroeder, Ibirama, Major Vieira, Corupá, Bela Vista do Toldo, Braço do Norte, Massaranduba.

Os mandados foram requeridos pelo MPSC após a análise dos depoimentos de testemunhas, dos investigados e das provas coletadas nas primeiras fases da Operação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.