Após denúncias, CRM-SC cobra UPA de Lages e dá prazo para ajustar escala de médicos e raio-X

Após denúncias de falta de profissionais, o CRM-SC (Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina) deu à Prefeitura de Lages prazo até 27 de maio para regularizar a escala de médicos e a disponibilidade do raio-X na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dra. Maria Gorete dos Santos, no Bairro Universitário. De acordo com o conselho, a UPA é responsável por mais de 570 atendimentos diários à população.

UPA Dra. Maria Gorete dos Santos em Lages

Prefeitura tem até dia 27 de maio para cumprir as exigências do CRM-SC – Foto: Google Street View/ Reprodução/ ND

O órgão afirma que a unidade tem falta de médicos para compor escalas completas de pediatria e clínica médica. Além disso, o CRM-SC cobra que o serviço do raio-X esteja disponível 24 horas.

O CRM-SC informou que, caso as exigências não sejam cumpridas, o local pode ser interditado.

Ainda segundo o CRM, o local tem outros problemas como a atuação de médicos não especialistas em pediatria, a falta de itens considerados obrigatórios nos consultórios e a ausência de um diretor clínico.

O secretário de saúde do município, Claiton de Souza, admitiu que a disponibilidade de médicos na unidade é um problema, mas afirmou que deve regularizar a situação nos próximos dias.

“Temos uma tratativa na Câmara de Vereadores, para um adicional de produtividade por paciente atendido pelo médico, que vai ser votado semana que vem. Caso não de certo, nós vamos usar o prazo dado pelo CRM como justificativa para terceirizar o serviço na UPA”, explicou.

Horários do raio-X da UPA não irão mudar, afirma secretário

Souza explicou que a exigência de um serviço de raio-X ininterrupto no local se deve ao fato do equipamento não estar disponível entre a meia-noite e 7h. Segundo o secretário de saúde de Lages, o procedimento padrão da unidade é que, nesse período, os pacientes sejam encaminhados para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres para o exame.

“Nós não temos uma formalização de que a gente leva os pacientes nesse período na emergência do hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Estamos formalizando isso e vamos enviar para o CRM, para mostrar que nenhum paciente fica sem esse serviço”, falou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.