Ministro Alexandre Padilha foi quem mais visitou Lula no Alvorada; veja quantas vezes

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que é responsável pela articulação política do governo junto ao Congresso Nacional, foi o ministro que mais se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no palácio da Alvorada, em Brasília.

Dados recebidos pela reportagem através da via Lei de Acesso à Informação revelam que Padilha visitou Lula 12 vezes, entre os dias 3 de fevereiro e 1º de abril.

Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foi quem mais visitou Lula no Palácio da Alvorada desde que o presidente assumiu o cargo – Foto: José Cruz/ Agência Brasil/ND

Posse

Lula tomou posse em 1º de janeiro deste ano, mas se mudou para o Alvorada em 6 de fevereiro, quando completou 36 dias de mandato. O presidente estava hospedado em um hotel e dizia que a residência oficial precisava de uma reforma antes de mudar. A estadia no estabelecimento custou ao menos R$ 216.823 aos cofres públicos, segundo dados publicados no Diário Oficial da União.

Na sequência, os ministros que mais visitaram Lula durante o período foram Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), com dez encontros oficiais, e Rui Costa (Casa Civil) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), ambos com oito cada.

A lista inclui as quatro visitas de Fernando Haddad (Fazenda) e as três de Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos). Depois, vêm com dois encontros cada Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), Jorge Messias (Advogado-Geral da União), Jader Filho (Cidades) e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública).

Visitaram Lula uma única vez os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Renan Filho (Transportes), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Múcio Monteiro (Defesa), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Carlos Lupi (Previdência Social), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Ana Moser (Esporte), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também compareceu uma única vez ao Alvorada, segundo a lista recebida pela reportagem.

Há outros nomes do governo federal na lista, como o chefe do cerimonial, embaixador Fernando Igreja, que visitou Lula cinco vezes. Já o chefe de gabinete do petista, Marco Aurélio Santana Ribeiro, mais conhecido como Marcola, bateu o recorde: 13 reuniões.

Legislativo no Alvorada

Os chefes do Legislativo e parlamentares aliados também visitaram Lula no Alvorada. Os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), respectivamente, encontraram o petista em 28 e 24 de março.

A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), se reuniu com Lula três vezes. O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo na Casa, visitou o Alvorada ao menos quatro vezes. Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso, duas vezes. O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, uma vez.

Palácio da Alvorada

O Palácio da Alvorada foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e é o primeiro prédio construído em alvenaria na capital. Está localizado na península que divide o lago Paranoá em lago Sul e lago Norte.

A inauguração ocorreu em 30 de junho de 1958 e, desde então, o local passou a ser a residência oficial da Presidência da República. O espaço tem uma configuração horizontal arrematada por uma capela, que remete às antigas casas de fazenda do Brasil na época colonial.

O Alvorada é composto de um subsolo que abriga um auditório para 30 pessoas, sala de jogos, almoxarifado, despensa, cozinha, lavandaria e a administração do palácio. Há um térreo, com salões utilizados pelo presidente para compromissos oficiais de governo, e o primeiro andar, que constitui a parte residencial, onde ficam quatro suítes e salas íntimas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.