Uso excessivo do celular pode aumentar a formação das temidas ‘papadas’; entenda

Usar o celular de forma prolongada e constante pode trazer vários problemas, mas você sabia que essa utilização excessiva pode estar contribuindo para o aumento da temida “papada”?

Recentemente, o cirurgião bucomaxilofacial, Rafael Evaristo, esclareceu que a relação entre o uso excessivo de aparelhos eletrônicos e a má postura, podem resultar no surgimento das papadas e rugas no pescoço.

O celular pode aumentar as papadas

A má postura e o uso excessivo de smartphones podem trazer vários prejuízos à saúde – Foto: Freepik/ND

Segundo Evaristo, o ato de inclinar a cabeça frequentemente para olhar o celular pressiona os músculos do pescoço, isso contribui para a formação do famoso queixo duplo, de rugas, flacidez e a acentuação da papada.

Além disso, os dados indicam que os brasileiros estão entre os que mais tempo no celular, em todo o mundo. Conforme um levantamento feito em 2021 pela plataforma App Annie, os brasileiros passam, em média, quase cinco horas e meia utilizando um smartphone por dia, e isso pode indicar que sejamos um dos países mais prejudicados.

É preciso também mudar o estilo de vida, pois consumimos os aparelhos quase um terço do tempo que estamos acordados, os celulares estão influenciando diretamente em nossa aparência. Já é um costume, ao acessar as redes sociais ou ler uma notícia como essa, inclinarmos a cabeça e o pescoço, e isso pode causar a tão temível papada.

“A inclinação da cabeça para frente, ao olhar repetidas vezes para o celular durante o dia, pressiona os músculos do pescoço, contribuindo para formação de rugas na região, aumento de flacidez na pele e acentuar a papada”, explica Rafael.

Mulheres usam mais o smartphone

Conforme o IBGE, as mulheres usam mais o smartphone que os homens, o que faz com que seja comum o aumento da papada entre elas. O cirurgião conta que o público feminino também é o mais afetado pelo envelhecimento da pele.

“Decorrente de características específicas e a diminuição na produção de colágeno e elastina, acelerada pelo declínio hormonal ao longo da vida”, esclarece.

O efeito negativo do uso excessivo de aparelhos eletrônicos e a inclinação da cabeça repetidas vezes, foi chamado de “tech neck”, expressão traduzida para o português como “síndrome do pescoço tecnológico”.

Como posso me livrar das papadas?

Você pode começar corrigindo sua postura ao utilizar smartphone ou tablet e procure auxílio de um especialista, para que seja tratado a flacidez e removido a gordura facial.

O cirurgião bucomaxilofacial é o profissional da área de odontologia, ele é especializado no tratamento e na realização de procedimentos cirurgicos para o rosto.

“Seu conhecimento teórico e prático, obtido da anatomia da região da face e do pescoço, o torna apto para realizar cirurgias de baixa ou alta complexidade”, assegura Rafael Evaristo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.