Veja quais ações serão adotadas para solucionar problemas das pontes de Florianópolis

Órgãos públicos se reuniram, na última segunda-feira (8), e realizaram propostas para resolver os problemas encontrados nas pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz, que são responsáveis por ligar a Ilha de Santa Catarina ao continente, em Florianópolis.

Pontes de Florianópolis devem receber reforço da iluminação – Foto: Julio Cavalheiro/Divulgação/Secom/ND

De acordo com o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), a reunião foi promovida pela 30ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, após vistoria realizada na última sexta (5).

Os principais problemas encontrados na vistoria foram pilastras necessitando de manutenção, insegurança na passarela de pedestres recém reformada, quedas de placas de concreto sobre o mar, e falta de segurança que tornam rotineiros os apagões de iluminação pelo furto de fiação.

Ações que serão adotadas

Segundo o Promotor de Justiça Daniel Paladino, na reunião foi definido que a prefeitura de Florianópolis se responsabilizará pela manutenção da iluminação das três pontes, enquanto a SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura) instalará câmeras de segurança e buscará formas de reforçar a segurança nas cabeceiras das três pontes a fim de coibir novos furtos de fiação elétrica no local.

Vale ressaltar que o município assumiu a iluminação funcional das três estruturas desde abril, conforme o SIE. Porém, o governo estadual será o responsável pela iluminação cênica da Hercílio Luz.

Dessa forma, está prevista a instalação de 1,5 mil novas luminárias e projetores que utilizam a tecnologia LED RGB ao longo da passarela, na treliça do vão central, na barra de olhal e nas torres. O prazo para conclusão é julho.

Além disso, ficou acertado ainda que a secretaria fará um trabalho em conjunto com a Polícia Militar para intensificar a segurança nas pontes. A polícia com câmeras de monitoramento, enquanto a SIE estuda a contratação de vigilância patrimonial e, conforme análise da viabilidade, a instalação de guaritas nas cabeceiras.

Ainda de acordo com o governo estadual, a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) também se comprometeu a avaliar a substituição de sua adutora sob a passarela desativada na face norte da Colombo Salles (de frente para a Hercílio Luz). A SIE, por sua vez, está buscando soluções para a remoção dos despojos do local.

Além das manutenções periódicas, a secretaria contratou em 2020 uma empresa para fazer a recuperação dos blocos de coroamento da Pedro Ivo e da Colombo Salles, que servem para transferir os esforços dos pilares para as estacas da fundação. Como a contratada pediu rescisão, deve ser feita uma nova licitação para dar continuidade aos serviços.

A ata da reunião será incorporada aos procedimentos instaurados pela 30ª Promotoria de Justiça para buscar a resolução dos problemas recentemente relatados em notícias veiculadas pela imprensa.

“O Governador do Estado informou que a manutenção das pontes é assunto de absoluta prioridade e que não faltarão os recursos necessários, e assim esperamos que os problemas sejam resolvidos na maior brevidade possível”, considera Paladino.

Participaram da reunião, além doMPSC, representantes da SIE, da Secretaria da Infraestrutura do Município, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, do Consegue (Conselho de Segurança de Florianópolis/Centro), do Observatório Social de Santa Catarina, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Casan e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.