Pousada enxaimel: onde se hospedar em Pomerode?

O Paraíso Enxaimel Mundo Antigo, em Pomerode, é o lugar para experimentar um estilo de vida que parece estar meio em “desuso”: o simples.

Pousada em Pomerode preserva os traços da colonização – Foto: Paraíso Enxaimel Mundo Antigo/Divulgação

O cenário é histórico e lembra o de filmes: um vilarejo tranquilo onde pastam soltos cavalos, cabritos e ovelhas em meio a casas de jardins floridos, enquanto no ar sobe o cheiro da comida caseira feita no fogão à lenha.

Situado na cidade mais alemã de Santa Catarina, este é o maior complexo de hospedagem em estilo germânico do mundo, segundo o idealizador e proprietário Adolar Fischer.

São 11 casas construídas, a maioria delas por Adolar, com a técnica enxaimel, que consiste em preencher de barro ou tijolos os vãos entre as ripas de madeira que estruturam o edifício, assim como os alemães faziam antigamente.

Oito dessas casas são chalés para casais e/ou famílias que, sentados na varanda de cada um deles, podem apreciar a vista campestre, o nascer e o pôr do sol.

Em outra das casas enxaimel, construída em 1867 e que foi a moradia da família Fischer, funciona o restaurante da pousada. É no amplo salão que são servidos o café da manhã colonial, o almoço e o jantar típicos da culinária alemã para quem se hospeda por lá. Tudo é feito de forma caseira, artesanal e fresca, como Adolar aprendeu com seus avós e pais.

A cozinha do restaurante sequer conta com micro-ondas, e o fogão a gás é utilizado apenas quando o movimento apura. Caso contrário, todo alimento é preparado no fogão à lenha, sem temperos industriais.

É um embarque ao passado e à vida dos imigrantes da Alemanha em terras catarinenses nos idos de 1860, ano em que o tataravô de Adolar chegou à região de Blumenau.

A serraria era movida a vento, a tafona onde se moía o milho funcionava por meio de uma roda d’água e o forno era de barro. Ainda que hoje as coisas sejam muito diferentes, esses equipamentos todos estão preservados e em funcionamento no Mundo Antigo para que hóspedes e visitantes conheçam de perto como era o “antigamente”. A propriedade da pousada está na família Fischer há quase 100 anos e era dedicada à agricultura antes de se abrir ao turismo.

Atrativos de lazer na hospedagem em Pomerode

Andar a cavalo é um dos atrativos da pousada – Foto: Paraíso Enxaimel Mundo Antigo/Divulgação

Passear de charrete, andar a cavalo e pescar são apenas três dos atrativos da pousada em Pomerode, que ainda dispõe de pedalinho e bicicleta aquática (invenções de Adolar) em um de seus oito lagos.

Ainda tem piscina para amenizar o calor do verão em Pomerode, quadras poliesportivas, tênis de mesa e sinuca.

É exclusividade das crianças o playground, a cama elástica e a casa da bruxa, que também surpreende os adultos quando olham pelo buraco na porta.

Portas abertas

Aos finais de semana e feriados, o portal de madeira do Mundo Antigo, em Pomerode, se abre a visitantes que queiram almoçar na propriedade. Nestas ocasiões, o buffet — onde você se serve à vontade de marreco recheado, repolho roxo, eisbein (joelho de porco), chucrute, entre outros pratos — é embalado, especialmente aos domingos, pela apresentação de uma dupla que toca músicas folclóricas.

Quem vai para se alimentar pode também passear pelo imenso terreno e visitar o acervo histórico em funcionamento, mas, neste caso, não tem acesso às atrações de lazer.

Para desfrutar de tudo que o maior complexo enxaimel oferece sem necessariamente se hospedar, vale escolher a categoria Day Use e aproveitar!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.