8 alimentos termogênicos para ajudar a perder peso

Os alimentos termogênicos aceleram o metabolismo, o que pode ajudar no emagrecimento e na queima de gordura. A nutricionista Patricia Leite explica que incluir alimentos termogênicos na dieta pode ser mais fácil do que você imagina.

Lista de alimentos que ajudam a perder dança  – Foto: Freepik/ND

“Além de ter uma impacto no metabolismo, eles são muito nutritivos e versáteis, podendo estar presentes de diversas formas na sua alimentação saudável”, cita a nutricionista na legenda do vídeo.

Alimentos termogênicos para ajudar a perder peso

Pimenta

O primeiro alimento termogênico indicado pela nutricionista é a pimenta. Patricia cita que a pimenta contém, naturalmente, a capsaicina, que é um composto natural que aumenta a temperatura do corpo.

“Quando a gente aumenta a temperatura do nosso corpo, a gente estimula a termogênese, transformando ela em energia, facilitando o processo de queima de gordura. Então, você pode utilizar diferentes tipos de pimenta no seu dia a dia. Pode começar com uma pimenta do reino, se for mais suave para você”.

Chá verde

O chá verde contém as catequinas, principalmente a epigalocatequina, que tem função antioxidante e termogênica.

Segundo Patricia Leite, estudos científicos já verificaram o poder do chá verde para estimular o metabolismo, especialmente, se for consumido de duas a três xícaras por dia.

O chá verde é um dos alimentos termogênicos

Chá verde aumenta o metabolismo e ajuda a queimar gordura abdominal – Foto: Freepik/ND

“Você não deve substituir a água pelo chá. O ideal é que você acrescente essas xícaras durante o dia, mas foque bastante ainda no consumo da água, que vai te ajudar no emagrecimento. E se você está buscando emagrecer, não é para acrescentar açúcar, porque vai trazer mais caloria e pico de insulina. Então, o ideal mesmo é você tomar o chá verde puro”.

Gengibre

O gengibre contém ajuda a aumentar a termogênese e é um potente anti-inflamatório, que ajuda no processo de emagrecimento. Ele pode ser consumido fresco ou seco.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã contém o ácido acético, que é um tipo de ácido naturalmente presente. Através da fermentação da maçã, que ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, diminuir o acúmulo de gordura abdominal e termogênico, ele ajuda bastante no processo de emagrecimento.

“O ideal é que você consuma de 1 a 2 colheres de vinagre de maçã no dia a dia. Se você for consumir bebendo, o ideal é que você dissolva em uma colher dele, em 300 ml de água, e sempre próximo a uma grande refeição, almoço ou jantar”. O vinagre de maça também pode ser utilizado para temperar as saladas, frango, peixe e outros alimentos.

Vinagre de maça pode ajudar a emagrecer – Foto: Freepik/Reprodução ND

Café

A cafeína é uma das substâncias mais utilizadas no mundo para o emagrecimento. “Estudos já verificaram que, de fato, isso acontece. E você pode acrescentar de 1 a 3 xícaras de café por dia, com segurança, para estimular mais o seu metabolismo”.

Canela

A canela é outro alimento da lista de alimentos termogênicos da nutricionista, pois acelera a temperatura corporal, tem propriedade de sensibilizar mais a insulina e ainda é muito deliciosa.

Canela regula os níveis de açúcar no sangue – Foto: Yeko Photo Studio/ND

“Pode ser utilizada, inclusive, em substituição ao açúcar, para adoçar o chá verde, para adoçar o próprio café. Ela é muito versátil, muito saborosa e você pode consumir de 1 a 2 gramas por dia para ter esse efeito benéfico”.

Proteína

A nutricionista pontua que alimentos ricos em proteína também têm um efeito termogênico acentuado no corpo. Isso porque eles requerem muita energia para serem metabolizados e ficarem disponíveis para serem utilizados pelo organismo.

“Acrescentar mais proteína no seu dia a dia vai aumentar a sua termogênese e estimular mais a queima de gordura e favorecer a perda de peso. Por isso que a gente fala, se você está em processo de emagrecimento, o ideal é que você acrescente mais proteína no dia a dia”.

Óleo de coco

O óleo de coco, segundo a nutricionista, é um ingrediente polêmico, mas que tem um efeito termogênico.

“Ele é uma gordura, e muitas pessoas não conseguem entender como uma gordura pode ser termogênica. O fato é que o óleo de coco contém triglicerídeo de cadeia média, que é facilmente metabolizado pelo nosso organismo, tem efeitos antioxidantes, pode ser termogênico, sim. O ideal é que você acrescente de 1 a 2 colheres de sopa de óleo de coco por dia”.

Veja as dicas de alimentos termogênicos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.