Sampaoli pede desculpa após chama jogador do PSG de ‘autista’

O técnico argentino Jorge Sampaoli, atualmente sem clube desde sua demissão do Flamengo em 2023, emitiu um pedido de desculpas após fazer um comentário controverso sobre o jogador Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain.

+ Vini Jr toma indireta de tetracampeão por fiasco na Copa América

Em entrevista à revista francesa “SoFoot”, o treinador criticou o individualismo de Dembélé e afirmou que o atacante joga “como um autista”, o que gerou uma onda de críticas e indignação.

+ Yamal veste camisa de Neymar no Santos e viaja de férias com affair

A declaração original foi feita durante uma análise sobre a Eurocopa 2024, na qual ele mencionou o comportamento de Dembélé em campo:

– Quando ele parte para cima (do marcador), os outros jogadores se tornam espectadores que só assistem a como a jogada vai terminar. Eles sabem que ele joga como um autista: começa e termina o lance sozinho. Ele não tem a capacidade de fazer um companheiro de equipe brilhar, apenas sabe fazer com que ele mesmo brilhe – disse.

A repercussão do comentário foi imediata e negativa, tanto na imprensa europeia quanto entre os fãs e organizações de apoio a pessoas autistas. Diante da reação, Sampaoli não demorou a reconhecer o erro e a se desculpar publicamente.

Sampaoli

Jorge Sampaoli durante passagem como treinador da Argentina  – FOTO: AFP – Foto: Divulgação/ND

+ Presidente do Zenit debocha de Marcos Braz após gafe

Sampaoli pede desculpas

Em uma postagem no Instagram, Sampaoli se retratou, enfatizando que não tinha a intenção de ofender pessoas autistas:

– Nunca foi minha intenção me referir ao autismo. Peço desculpas a todos. Queria falar sobre individualidade. Mais do que nunca é preciso tomar cuidado com as palavras -escreveu o técnico.

A polêmica destaca a importância de se ter cuidado com as palavras e de evitar estereótipos e preconceitos, especialmente quando se trata de questões sensíveis como o autismo.

As desculpas de Sampaoli vêm como um reconhecimento da necessidade de respeito e sensibilidade ao tratar de temas que afetam milhões de pessoas e suas famílias em todo o mundo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.