VÍDEO: Sobrevoo flagra registro raro de filhote de baleia semialbino em SC

Um sobrevoo registrou a rara aparição de um filhote de baleia semialbino nesta semana, na praia do Moçambique, no Norte da Ilha de Santa Catarina. Especialista explica que coloração do animal pode mudar durante o crescimento.

Filhote de baleia albino em SC - foto mostra filhote de baleia branco ao lado de animal adulto na cor preta

Filhote de baleia semialbino é considerado raro – Foto: Edu Jake/Reprodução/ND

Filhote de baleia semialbino em SC

O registro do filhote de baleia-franca semialbino, apesar de raro, já ocorreu outras duas vezes neste ano, segundo a bióloga e diretora de pesquisa do projeto ProFranca, Karina Groch.

“As baleias-francas, geralmente, são pretas e alguns filhotes podem nascer com manchas brancas ou com o corpo praticamente todo branco, como esse. Eles têm pintinhas pretas, característica que chamamos de semialbinismo, pois não é totalmente branco”.

A pesquisadora explica ainda que a coloração do animal costuma mudar conforme o crescimento e o filhote de baleia adquire uma tonalidade mais escura e acinzentada.

“Já temos três filhotes semialbinos nascidos nesta temporada. É um número um pouco acima da média, geralmente temos entre um e dois, mas esse período está bem atípico, começou mais cedo, teve recorde de avistagens”, pontua a bióloga.


Diretora de pesquisa do projeto ProFranca explica características dos animais semialbinos – Vídeo: ProFranca/Divulgação/ND

Identificação das baleias-francas

A definição das baleias-francas-austrais é feita a partir da fotoidentificação aérea, que possibilita o reconhecimento das calosidades presentes na cabeça dos animais da espécie.

O mês de julho marca o início da temporada reprodutiva das baleias-francas no Brasil, que ocorre até novembro. É mais comum ver mãe e filhote da espécie em pontos próximos à costa em períodos como o de reprodução.

O projeto, atualmente, possui mais de mil baleias da espécie já identificadas e catalogadas.

Veja o registro do filhote semialbino:

Registro mostra flagrante feito nesta semana, em SC – Vídeo: Edu Jake/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.