Enade 2024: estudantes já podem conferir local de prova em todo o Brasil

Os alunos que vão prestar o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) neste ano já podem conferir seus locais de prova. O exame será aplicado no dia 24 de novembro para estudantes que estão concluindo suas graduações de licenciatura em 2024.

Enade 2024 é exclusivo para estudantes que estão concluindo cursos de licenciatura

Enade 2024 é exclusivo para estudantes que estão concluindo cursos de licenciatura – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Para conferir o Cartão de Confirmação da Inscrição no site do Enade, é necessário que o participante preencha o Questionário do Estudante, com perguntas que pretendem traçar o perfil socioeconômico dos avaliados.

Além de mostrar o local e horário da prova, o cartão também informa os documentos exigidos no dia do exame e como ter acesso a atendimentos especializados, caso tenham sido solicitados pelo inscrito.

O que é o Enade 2024 e quem deve fazer a prova

O Enade avalia o rendimento de alunos que estão concluindo a graduação e é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em ciclos de avaliação de três anos, mudando as áreas de conhecimento e eixos tecnológicos avaliados.

A inscrição é obrigatória para os estudantes cujos cursos estejam sendo avaliados naquela edição e a situação de regularidade do aluno é registrada no histórico escolar.

Exclusivamente em 2024, a edição do Enade será aplicada apenas a alunos de cursos de formação de professores. Aliás, a partir deste ano, as licenciaturas passam a ser avaliadas anualmente pelo exame.

O Inep aplicará as provas teóricas, já comumente realizadas, e acrescentará uma avaliação da prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência.

O exame será aplicado em cursos de 17 áreas de conhecimento diferentes: áreas de artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês), letras (português), letras (português e espanhol), letras (português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.

*Com informações da Agência Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.