Topázio Neto elenca problemas e aponta soluções para Florianópolis em evento

“Nove em cada dez moradores de Florianópolis apontam que a mobilidade é o principal problema da Capital.” A afirmação, feita pelo prefeito Topázio Neto (PSD), em encontro promovido pelo Movimento Floripa Sustentável, deu o tom da apresentação do chefe do Executivo para cerca de 80 pessoas, ontem, no Intercity Hotel.

Topázio Neto afirmou que seu objetivo é transformar Florianópolis em modelo para outras cidades - Foto: Scarduelli Comunicação/Divulgação/ND

Topázio Neto afirmou que seu objetivo é transformar Florianópolis em modelo para outras cidades – Foto: Scarduelli Comunicação/Divulgação/ND

“Nosso principal objetivo é entregar uma Florianópolis melhor daqui a quatro anos”, afirmou o prefeito, na abertura de sua fala no evento.

Topázio Neto quer que Florianópolis seja modelo para outras cidades

O grande objetivo de Topázio Neto, escolhido por quase 60% dos votos válidos na eleição do dia 6 de outubro, é transformar Florianópolis em modelo de desenvolvimento sustentável e de inovação, a partir de algumas diretrizes, como sustentabilidade, inclusão social, desenvolvimento econômico e participação cidadã.

Foram nove telas para embasar as metas de sua gestão:

  • Saúde;
  • Educação;
  • Segurança e Ordem Pública;
  • Mobilidade;
  • Sustentabilidade;
  • Causa animal;
  • Inclusão e Desenvolvimento Social;
  • Turismo;
  • Cultura e Desenvolvimento Econômico.

O grande destaque, ou o tema mais explorado pelo prefeito, foi a situação envolvendo a mobilidade em Florianópolis.

Topázio Neto voltou a falar em “acupuntura da mobilidade”, uma expressão que ilustra o trabalho que precisa ser feito, em casos que, com um “ajuste”, a realidade pode ser alterada.

Prefeito discursou diante de representantes do movimento Floripa Sustentável - Foto: Scarduelli Comunicação/Divulgação/ND

Prefeito discursou diante de representantes do movimento Floripa Sustentável – Foto: Scarduelli Comunicação/Divulgação/ND

Além das obras que estão em andamento – como a expansão da SC-401 e a nova ponte da Lagoa da Conceição – o prefeito voltou a falar na melhoria da rodovia Admar Gonzaga (SC-404), no trecho entre o Cepon e a Epagri. O mandatário da Capital lembrou a atual simbiose com o governo de Santa Catarina para dar credibilidade às intervenções que devem ser executadas nos próximos meses.

Paralelo aos temas mais conhecidos, Topázio Neto revelou que a sua gestão vai investir no transporte marítimo na Ilha de Santa Catarina. A intenção é disponibilizar embarcações elétricas em rotas entre o continente e a Ilha, além de explorar rotas até Santo Antônio de Lisboa, no Norte, bem como o Ribeirão da Ilha, no Sul. O modelo a ser implantado foi buscado em Vitória (ES) e deve ser adaptado à realidade local. A expectativa é de, em breve, avançar no aspecto burocrático.

Outra medida confirmada por Topázio Neto passa pelos micro-ônibus do projeto Formiguinha, que, atualmente, percorrem o maciço do Morro da Cruz e já contabilizam mais de 80 mil passageiros. O representante do PSD reforçou sua promessa de campanha de transformar o Formiguinha em transporte gratuito a partir de 2025, bem como expandir as linhas para outras regiões, como o Sul da Ilha.

Ainda sobre mobilidade, lembrou os quase 250 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em toda a Capital, mas ressaltou que pretende expandir os números e, principalmente, criar uma maior “conexão” entre os trechos.

De maneira prática, o prefeito mencionou a criação da Secretaria Executiva de Mobilidade, uma aposta para melhorar a integração e a celeridade de eventuais ocorrências por toda a extensão da Capital. A secretaria vai ficar anexa ao gabinete do prefeito e é a ideia mais imediata entre todas as que estão previstas com a chegada do novo mandato.

Saúde, educação e causa animal

Outros destaques elencados por Topázio Neto passam pela saúde, já que Florianópolis vai receber mais sete postos de Saúde, além de um multihospital do Norte da Ilha, que teve sua importância reforçada pelo prefeito.

“O Norte da Ilha, atualmente, tem uma população superior a 120 mil habitantes. É um equipamento imprescindível para melhorarmos o atendimento à população”, pontuou.

A intenção é aumentar a capacidade do Alô Saúde e da Telemedicina. Em paralelo, Topázio lembrou que é necessário um incentivo cultural para fazer com que as pessoas entendam que, às vezes, é possível e é preciso resolver pequenas causas no alcance do celular.

No quesito educação, Topázio Neto revelou que a intenção é incluir educação financeira nas escolas.

O prefeito elencou, ainda, a causa animal como uma das “prioridades” do seu governo, que investiu em castrações e campanhas de adoção – duas diretrizes que serão mantidas, bem como a construção do primeiro hospital veterinário público.

Prefeito elencou prioridades da sua gestão a partir do ano que vem - Foto: Scarduelli Comunicação/Divulgação/ND

Prefeito elencou prioridades da sua gestão a partir do ano que vem – Foto: Scarduelli Comunicação/Divulgação/ND

Turismo e Desenvolvimento Econômico

“Depois do aeroporto internacional, Florianópolis passou a ocupar outro patamar. É esse o pensamento com a construção da marina da Beira-Mar Norte”, projetou Topázio Neto ao falar de desenvolvimento econômico.

A intenção é, também, ampliar as capacidades do turismo na cidade para além das praias e dos congressos na Capital. Para a nova administração, a ideia é apostar na modernização da infraestrutura turística, na promoção do turismo de natureza e na revitalização do centro histórico, além da união de esforços com o governo do Estado para recolocar Florianópolis na rota dos cruzeiros marítimos.

Para o coordenador geral do Floripa Sustentável, Roberto Costa, é importante lembrar que a responsabilidade é toda de Topázio Neto, que terá um “mandato cheio” pela frente.

“Nos nossos eventos buscamos trazer temas sensíveis e urgentes para a nossa cidade, mas desta vez trouxemos apenas o atual e o futuro prefeito da Capital, Topázio Neto, para sabermos quais são os principais pontos de planejamento para obras e ações no período 2025 a 2028, especialmente aqueles que o Floripa Sustentável considera fundamentais”, explicou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.