Defesa Civil Alerta: saiba como funcionará novo sistema de emissão de desastres em Joinville

Joinville foi integrada ao novo sistema de alerta da Defesa Civil, o Defesa Civil Alerta, que será utilizado em caso de desastres de grande perigo. A tecnologia já está disponível para todo o Estado e dispensa a necessidade de cadastro prévio.

Defesa Civil Alerta: saiba como funcionará novo sistema de emissão de desastres em Joinville

Defesa Civil Alerta: saiba como funcionará novo sistema de emissão de desastres em Joinville – Foto: Prefeitura de Joinville/Reprodução/ND

A Defesa Civil de Joinville participou de reuniões e capacitações para conhecer o sistema e entender as funcionalidades. “O Defesa Civil Alerta é somente para situações de extremo perigo, para evacuação imediata. Até o momento, quem pode disparar esses alertas sonoros são apenas o Estado e o Governo Federal”, informa o gerente da Defesa Civil municipal, Maiko Richter.

Como funciona o Defesa Civil Alerta

Segundo a Prefeitura de Joinville, a ferramenta faz uso da rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro (como se fosse uma sirene), até mesmo nos aparelhos que estão no modo silencioso. Mesmo que o usuário esteja usando o aparelho, a atividade é momentaneamente suspensa durante o alerta.

Para ser notificado, não é necessário nenhum cadastro prévio, pois o sistema foi desenvolvido a partir de parcerias com a Anatel e empresas de telefonia. A notificação ocorrerá com base na localização do aparelho e usará o sinal das antenas instaladas naquela região.

Notificações por SMS continuam

As notificações referentes a riscos causados por intempéries climáticas continuam sendo emitidos por mensagem de texto (SMS) pela Defesa Civil. Neste caso, é necessário fazer o cadastro. É só enviar o CEP da sua residência para o número 40199, por SMS.

Desta forma, são disparados antecipadamente boletins de avisos e alertas dos riscos de desastres e de eventos adversos de uma região. Com esses alertas, a população pode evitar ou reduzir os riscos trazidos pelo desastre.

A prefeitura pode emitir alertas de SMS para situações específicas de Joinville, mas quem dispara com maior frequência esses alertas é o Governo do Estado, de acordo com a administração municipal.

“Nós sempre enfatizamos que a Defesa Civil passa por um conjunto de ações que incluem a prevenção. Por isso, se o morador sabe que há risco de temporal, ou possibilidade de alagamento, ele pode tomar medidas que vão preservar a integridade dele e de seus familiares ou amigos. Por exemplo, quando emitimos alerta de risco de deslizamento, o objetivo é que as pessoas que vivem próximas de morros e encostas redobrem a atenção, deixem o local e chamem a Defesa Civil pelo telefone 199 em caso de emergência”, reforça Richter.

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