Volta às aulas: Prefeitura de Blumenau anuncia medidas de segurança nas 128 unidades de ensino

A medida foi anunciada pela Prefeitura do município em 14 de abril durante coletiva de imprensa – Foto: Divulgação

Devido ao atentado ocorrido no Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho Bom Pastor, em 5 de abril, as escolas e demais instituições da rede municipal de Blumenau passaram a adotar medidas de segurança na volta às aulas. A decisão passou a valer desde 17 de abril, quando os estudantes voltaram para as salas. Entre as determinações, foram contratados seguranças armados para auxiliar no monitoramento das unidades. Ao todo, são 150 postos de vigilância.

A medida foi anunciada pela Prefeitura do município em 14 de abril durante coletiva de imprensa. Entre as principais ações, está a presença de seguranças em cada uma das 128 instituições de ensino municipais.

A medida iniciou com 50 seguranças armados na primeira semana e os outros 100 profissionais foram contratados na semana seguinte. As equipes técnicas da prefeitura também visitaram todas as instituições de ensino para verificar possíveis vulnerabilidades na estrutura física das unidades.

As manutenções e obras de melhoria nas instituições seguem em andamento e devem seguir nas próximas semanas. Vale lembrar que a Secretaria de Educação tem realizado investimentos e implementado medidas de segurança como muros e cercas nas escolas e CEIs antes do atentado na cidade.

Levantamento

A Prefeitura de Blumenau também fez um levantamento para analisar a quantidade de câmeras de monitoramento necessárias em cada instituição. A partir disso, a equipe de gestão trabalha na compra desses equipamentos com prazo de implantação de 15 a 20 dias. No total, serão 220 câmeras instaladas na entrada das unidades.

Por meio de um software, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e equipes da prefeitura usaram também a Central de Controle Operacional (CCO) para ter acesso em tempo real às imagens das escolas e CEIs do município. Botões de pânico também serão colocados em locais estratégicos nas unidades, e serão interligados com a central e a Polícia Militar.

Plano de contingência

Outra medida é o plano de contingência elaborado pela Secretaria de Defesa Civil juntamente com os órgãos de proteção. Nas próximas semanas, as equipes trabalharão na elaboração  de um plano para conter possíveis ataques. O documento será apresentado e construído em cada unidade dentro de 60 dias.

Nesta semana, a Secretaria de Educação vai enviar o projeto de lei para a Câmara de Vereadores que define a ampliação das equipes multiprofissionais para atuarem nas escolas e CEIs do município. Os grupos são compostos por psicólogos e assistentes sociais. O projeto de lei prevê um aumento para sete equipes multiprofissionais.

Para mais informações sobre os serviços da Prefeitura de Blumenau, clique aqui para ler as notícias no site do portal ND+.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.