Alunos aprendem a criar circuito elétrico com papel sulfite, alumínio, pilha e LED

Você sabia que com poucos materiais é possível criar um circuito elétrico? A experiência foi realizada em Joinville, pelos alunos de oitavo ano da Escola Municipal Professora Lacy Luiza da Cruz Flores. O projeto, desenvolvido pela professora Melissa, teve como objetivo aplicar os conhecimentos da física na prática.

Professora e grupo de alunos expõe criações feitas com o circuito elétrico

Professora e alunos exibem criações feitas com o circuito elétrico – Foto: Renata Bomfim/Divulgação its Teens

Com papel sulfite, alumínio, pilha e LED, a turma criou carros, paisagens, animais e estruturas (como um farol), colocando a iluminação no papel. Apesar de ser um trabalho individual, a ajuda entre os estudantes esteve presente durante a execução da tarefa, auxiliando na aplicação dos materiais.

Como protagonistas no processo de aprendizagem, os alunos foram desafiados a colocar em prática o conhecimento teórico transmitido pela professora. Parte da autonomia, e um processo essencial para todas as ciências, o método de tentativa e erro também foi incentivado na atividade.

É por meio deste procedimento que é possível identificar as falhas, adquirir o conhecimento para resolvê-los e dar continuidade ao progresso científico.

“Eu sempre falo: os próprios cientistas, quantas vezes eles tentaram até conseguir? A descoberta da lâmpada passou de 100 tentativas para que eles chegassem no objetivo final. E eles têm que tentar e persistir”, explica a professora. “A atividade é prazerosa, ela te dá um retorno quando você vê que aquele aluno que não participa tanto, de repente vai lá e é o primeiro a terminar”, explica Melissa.

Com o desenho de uma abelha, a aluna Beatriz Carneiro, 12, posicionou o LED para iluminar a região central. “Eu fiz cinco vezes o trabalho”, relembra a estudante. “Eu fiz as duas primeiras do mesmo jeito e não deu certo. Em casa mais três vezes não deu, porque estava amassando as extremidades. Fiz de novo e pedi ajuda para o meu pai e pra minha mãe.”

Para a professora Melissa, a participação da família nas atividades faz a diferença no desenvolvimento do estudante e aproxima os responsáveis da vida escolar do filho.

“A família se sente parte daquele trabalho, daquele processo. O pai se sente valorizado, a mãe se sente valorizada, porque participou. Eu nunca proibi isso, pelo contrário, acho interessante porque às vezes vem tanta ideia interessante de casa, que a gente pode contribuir.”

Criando um circuito elétrico

Gostou da ideia? Se você quer soltar a imaginação e fazer o seu próprio circuito elétrico, saiba o que é necessário:

  • LED (Como pisca-pisca, por exemplo)
  • Bateria 3V
  • Fita adesiva
  • Papel alumínio

Passo a passo:

1. Na folha A4, faça ou imprima um desenho que você possa explorar a iluminação em algum ponto. Do outro lado do papel, com um lápis, crie o esquema do circuito elétrico que será produzido;

2. Corte o papel alumínio em tiras e cole no circuito desenhado;

3. Com a fita adesiva, adicione a pilha e o LED no local onde deseja fazer a iluminação;

4. Feche o circuito elétrico com o papel alumínio e dobre o canto da folha de papel, que irá atuar como o interruptor;

5. Pronto: agora, com o interruptor, surpreenda seus amigos e familiares com o LED acesso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.