O golpe que tem assombrado as forças de segurança e os cidadãos, em SC

Com um crescimento descomunal nos crimes de estelionato em Santa Catarina – e no Brasil – aumenta a preocupação da SSP (Secretaria de Segurança Pública) em elevar o nível de informação para esse tipo de delito.

Flávio Graff, secretário de Segurança Pública de SC, em entrevista concedida a Coluna Bom Dia

Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Flávio Graff – Foto: Diogo de Souza/ND

O mais novo golpe, e que tem tirado o sono das forças de segurança e principalmente das vítimas, é uma estratégia onde o golpista se mune de informações patrimoniais das pessoas e telefona, mediante ameaças e o pretenso conhecimento de onde a vítima mora, ou onde ela trabalha.

“Hoje em dia as informações estão por toda a parte. O bandido liga para a vítima, dá todas as informações do endereço, e faz as ameaças. As pessoas ficam apavoradas, como confiar, ou não, em uma ameaça ao seu patrimônio?!”, explicou o secretário de Segurança Pública, Flávio Graff, em entrevista exclusiva à Coluna Bom Dia.

“A Polícia Civil tem um CyberLab, tem investigações apropriadas para isso. Não é simples, é complexo. Mas asseguro que estamos atuando preventivamente”, acrescentou.

Estelionato em SC

Santa Catarina registrou mais de 100 mil casos de estelionato em 2024, um aumento de 6,2% em relação ao ano anterior, conforme o relatório de indicadores de criminalidade. Os golpes virtuais se tornaram o principal alvo dos criminosos, com sete em cada dez casos ocorrendo na internet.

De acordo com Ulisses Gabriel, delegado-geral da PCSC (Polícia Civil de Santa Catarina), o aumento dos números de golpes virtuais acompanha o avanço das investigações.

“Em um caso que investigávamos, inicialmente havia dez boletins de ocorrência relacionados ao mesmo golpe. Porém, após as prisões, identificamos entre 200 e 300 vítimas, o que impacta diretamente nos índices criminais”, explica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.