Série do Grupo ND mostra condições precárias dos hospitais da Grande Florianópolis

No dia 28 de março de 2023, o governo de Santa Catarina declarou emergência na saúde pública do Estado pela condição precária de seis hospitais próprios localizados na Grande Florianópolis. No decreto, os pontos citados são infraestrutura predial inadequada, insuficiência no fornecimento da rede de gases medicinais e comprometimento das instalações elétricas, hidrossanitárias e de climatização.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, esteve nos estúdios do Grupo ND para detalhar a situação avaliada pelo governo como ‘crítica’ e expôs o planejamento de promover obras e melhorias nas unidades em até seis meses.

Uma das reportagens da série irá aprofundar a situação do Hospital Governador Celso Ramos. – Foto: Marcelo Feble/ Machado/Reprodução NDTV

O NDI (Núcleo de Dados e Jornalismo Investigativo) do Grupo ND buscou o acesso para detalhar a situação dos hospitais listados em um registro inédito e exclusivo.

As reformas ainda estão em fase de elaboração de projetos e orçamentos com as prestadoras de serviços em cada unidade, mas os responsáveis terão que lidar com o desafio de promover obras sem aumentar ainda mais as dificuldades de atendimento no serviço público de saúde catarinense.

A fila para cirurgias eletivas, por exemplo, está em 105 mil no Estado. As precariedades estruturais dos hospitais catarinenses são notícias recorrentes em todas as plataformas do Grupo ND.

Pacientes realocados em corredores, alagamentos, princípios de incêndio, denúncias de falta de insumos ou aparelhos danificados, vazamentos de esgoto… são só algumas das manchetes que rodaram pelos jornais nos últimos anos.

Ao se deparar com o estado tão crítico das instalações, que foram acessadas pela equipe do NDI, é difícil acreditar que hospitais de altas complexidades e com uma intensa circulação de pessoas diariamente estejam em cenários tão preocupantes.

Fica claro, portanto, que trata-se de problemas de gestão que se prolongaram por décadas. No primeiro capítulo da série Dossiê Hospitais, será aprofundada a situação do maior hospital da região, o Hospital Regional de São José, que é também um dos mais deteriorados.

Dados mostram série histórica de repasses do governo de SC para a saúde. – Foto: Leandro Maciel/ND

Acompanhe durante o mês de abril a série especial em que o Grupo ND irá aprofundar a realidade de cada um dos hospitais listados na crise da saúde em Santa Catarina.

Os 6 hospitais em estado crítico na Grande Florianópolis

  • Hospital Regional de São José
  • Hospital Governador Celso Ramos
  • Instituto de Psiquiatria
  • Maternidade Carmela Dutra
  • Hospital Infantil Joana de Gusmão
  • Hospital Santa Tereza
Adicionar aos favoritos o Link permanente.