Jacaré é visto nadando no mar após registro de réptil no meio de banhistas em Florianópolis; VÍDEO


Animal foi visto na maior tranquilidade na Praia da Daniela, onde um registro já havia sido feito, também no domingo (14). Jacaré é visto boiando no mar em Florianópolis
Um jacaré-de-papo-amarelo foi visto nadando, na maior tranquilidade, no mar da Praia da Daniela, em Florianópolis. A cena rendeu comentários de banhistas, que elogiaram a beleza do animal (assista acima).
Segundo a turista Carolina Macanhão, que fez o registro, o flagrante aconteceu no domingo (14), mesmo dia em que um jacaré foi visto cruzando a Praia da Daniela, passando no meio de banhistas e entrando no mar (relembre abaixo).
“Eu acredito que pode ser o mesmo. Porque esse jacaré que filmei é filhote, e aquele [do registro anterior] parece ser filhote também”, comentou.
“Quando filmei, não tinha tanta gente [em volta] assim. Pode ser que, numa parte da praia que estava mais movimentada, ele apareceu, saiu da vegetação, e eu o encontrei já nadando no mar”, afirmou Macanhão.
Conforme o biólogo Alex Bergmann, especialista em répteis, os jacarés-de-papo-amarelo costumam ficar em água doce. Registros como o de Caroline, no entanto, podem ocorrer no litoral.
“Como em Florianópolis tem muito mangue, muita interação da água doce com salgada, eles acabam adentrando baías e, pela foz dos rios, acabam chegando até o mar”, explica.
VÍDEO: Jacaré cruza praia e passa no meio de banhistas para chegar ao mar em Florianópolis
De acordo com Bergmann, o movimento é mais comum em épocas de chuva forte.
“Acabam indo com a correnteza e permanecem pelo mar até achar o local que eles vão ficar. Às vezes há o simples fato de dispersão: saem de um rio e vão pelo mar até achar um um outro riacho, um outro ribeirão”, contextualiza.
Jacaré foi visto nadando no mar em Florianópolis no domingo (14)
Carolina Macanhão/ Arquivo pessoal
Caminhando entre banhistas
Um registro de jacaré caminhando entre banhistas, filmado também no domingo, já havia repercutido nas redes sociais (assista abaixo).
Na ocasião, o animal saiu da área de mata e se dirigiu ao mar, segundo Bruno Damasceno, que flagrou o momento. “Todos ficaram impressionados”, disse.
Jacaré cruza praia até o mar e passa no meio de banhistas em Florianópolis
Na gravação é possível ver o réptil se aproximar de cadeiras e de um guarda-sol instalados mais próximo da água.
Segundo Damasceno, o animal foi para o mar e depois desapareceu. Na Praia da Daniela é comum a aparição dos jacarés, que já foram flagrados também em calçadas, na frente de residências.
Menino que foi achado em SP após desaparecer é entregue a abrigo da Grande Florianópolis
O que fazer ao encontrar um jacaré
A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) recomenda que os banhistas, ao verem um jacaré na areia, mantenham distância e não alimentem o animal.
Caso o réptil esteja fora do habitat natural ou em algum local que ofereça perigo para ele, a Floram orienta que a pessoa chame órgãos ambientais, como a Polícia Ambiental.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado em g1 SC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.