Projeto da UFSC Blumenau desenvolve jogo sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Um projeto da UFSC Blumenau desenvolveu um jogo que tem como tema os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, como parte da Agenda 2030. Intitulado Meta 2030: Ações para salvar o planeta, a iniciativa tem como objetivo ensinar sobre biomas brasileiros e desenvolvimento sustentável, utilizando um jogo analógico de cartas.

Os ODS são 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelo Brasil e pelo mundo. São um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Para saber mais sobre os ODS, clique aqui.

Coordenado pela professora Selene de Souza Siqueira Soares, o projeto tem a participação das professoras Ana Julia Dal Forno, Graziela Piccoli Richetti e Louise Reips, além da bolsista Vitória Moraes de Souza. Em 2024, o projeto teve ainda a participação das estudantes Érika Isabelly Vieira da Silva, Julia Prado dos Santos, Luanny Thayelly Reis da Costa e Maria Eunice Carneiro Furtado dos Reis. O financiamento é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A forma de jogar do Meta 2030 é inspirada no jogo cooperativo Hanabi, onde os participantes conhecem as cartas dos outros jogadores, mas não as suas próprias. Dessa forma, todos precisam trabalhar juntos para alcançar um objetivo comum. As cartas são separadas em cores, cada uma delas referente a um ou mais objetivos de desenvolvimento sustentável. Os jogadores atuam como lideranças locais que precisam executar ações que alcancem os ODS.

A coordenadora conta que, além de aprender mais sobre desenvolvimento sustentável e os ODS, o jogo também contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes, como trabalho em equipe, comunicação, tomada de decisões e resolução de problemas. “Ao trabalhar em grupo cooperativamente para alcançar objetivos comuns dentro do jogo, os alunos praticam a colaboração e aprendem a valorizar diferentes perspectivas”, explica Selene.

Para auxiliar os participantes, a equipe do projeto fez um vídeo com orientações sobre como jogar. Assista abaixo:

> Leia a notícia completa no site da UFSC Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.