Joinville registra enfrenta dificuldade para abastecer estoque de testes de dengue

Joinville está enfrentando dificuldades para abastecer o estoque de testes de dengue. Apesar de, atualmente, o estoque ser suficiente, a empresa fornecedora já manifestou dificuldade de atender a demanda da cidade devido a alta procura pelo produto. A prefeitura da cidade do Norte do Estado afirma que já tomou providências para evitar desabastecimento.

Cidade já registrou 13 óbitos por dengue – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Conforme a prefeitura, outras alternativas para abastecer o estoque estão sendo estudadas. O município já busca com consórcios e demais entes alguma licitação ou ata de registro de preços que possam ser usados.

Além disso, a prefeitura destaca que o diagnóstico de casos de dengue pode ser realizado por critérios clínicos, quando o profissional da saúde faz a consulta e confirma os sintomas do paciente apresenta, sem necessidade de teste em alguns casos.

Desde o dia 15 de maio, Joinville tem priorizado a realização de teste rápido em pacientes classificados como C, D e gestantes que são os casos com maior risco de apresentar agravamento do quadro. Por esse motivo, o estoque de teste rápido será usado para abastecer a Central de Atendimento da Dengue e as UPAs Sul e Leste e o PA Norte. Joinville tem ainda a possibilidade da realização do exame de sangue.

Casos de dengue

Joinville já confirmou 8.937 casos de dengue, além de 7169 focos do mosquito terem sido identificados. Neste ano, foram registrados 13 óbitos por dengue. Até o momento, Joinville é o município catarinense que mais registra mortes por dengue em 2023, em seguida está Palhoça, com seis vítimas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.