Graças ao avanço da tecnologia no setor de vídeo, o famoso vídeo gravado em 1967 que deu força a lenda do Pé-grande foi estabilizado e remasterizado. Agora, as imagens aparecem mais nítidas do que nunca, graças a um programa de Inteligência Artificial (IA) que estabilizou a imagem anteriormente tremida pelos movimentos do cinegrafista.

Frame da famosa fita Patterson-Gimlin, que registrou a criatura pela primeira vez em vídeo – Foto: Twitter/Reprodução/ND
Filmado no ano de 1967, no Norte da Califórnia, o filme Patterson-Gimlin é considero há muito tempo como o vídeo mais debatido e interessante de um suposto avistamento da lendária criatura.
A gravação mostra o que seria uma criatura peluda e meio humanoide caminhando ao longo do leito de um riacho. Os poucos segundos de filmagem renderam anos de debates e pesquisas incessantes por parte de pessoas que acreditam fielmente na existência do Pé-grande.
Confira o vídeo
Experts used AI and computer vision to stabilize viral footage of the Patterson-Gimlin Bigfoot Film from 1967. pic.twitter.com/5b8NYpBQ31
— Rowan Cheung (@rowancheung) March 30, 2023
A remasterização foi feita pelo especialista em IA (Inteligência Artificial) Rowan Cheung. Segundo ele, essas imagens seriam as mais perfeitamente estabilizadas da filmagem original.
Pesquisadores e especialistas em imagens já levantavam a hipótese de uma possível farsa desde o aparecimento das imagens. Para muitos, tudo não se passava de uma gravação mostrando um homem andando em uma fantasia de gorila.
Outros pesquisadores também apontaram um fato curioso, nas imagens é possível observar que a criatura teria de fato um rosto mais “humano”, característica que não seria comum em fantasias de gorila.