Empreendedorismo feminino: conheça histórias de ganhadoras de Florianópolis do Mulheres do Nosso Bairro, programa da ENGIE Brasil Energia

Das 100 iniciativas premiadas no edital, 19 são de cidades de Santa Catarina

Aos 69 anos, Lindaura Almeida Lima de Aragão é incansável no trabalho como costureira em seu ateliê. Aos 28, Paula Roberta de Assis de Oliveira fez do talento como trancista sua profissão. E aos 36, Jaqueline Santos Silva Felix toca um salão especializado em manicure que é a principal fonte de sustento de toda sua família. Três gerações diferentes de mulheres que vivem em Florianópolis e foram escolhidas como vencedoras da 5ª edição do Mulheres do Nosso Bairro, programa da ENGIE Brasil Energia voltado para a promoção da igualdade de gênero por meio do empreendedorismo feminino. Neste mês, elas participaram de uma ação promovida pela Gerência de Responsabilidade Social da ENGIE em parceria com o Goedert Group para serem oficializadas como umas das 100 premiadas no país.

“Tenho muita disposição ainda, gosto de estudar tendências e novidades. Agora, com o prêmio, vou poder investir ainda mais no meu ateliê e continuar trabalhando bastante”, afirma Lindaura, que conta com a ajuda dos filhos na rotina em Florianópolis. Entre os novos planos, estão investir na inscrição de feiras, construir uma nova identidade visual para o ateliê e ampliar a presença digital da marca Se Achegue Ateliê.

Paula Roberta também já está cheia de planos. Com o prêmio, vai investir em um espaço aconchegante para trabalhar e oferecer cursos para novas trancistas. Ela lembra que começou a trançar o cabelo de amigas e familiares aos 15 anos e aos poucos descobriu que a atividade poderia virar profissão. Agora, a premiação era o impulso que precisava para seguir na carreira. 

Jaqueline Felix também começou cedo. Tinha 10 anos quando aprendeu a pintar unhas. Hoje, aos 36, ela tem o próprio salão especializado em manicure. Natural de Salvador, Jaqueline vive em Florianópolis há nove anos e abriu o salão há pouco mais de um ano. Mora com o marido e dois filhos e o empreendimento é a principal fonte de renda para sustentar toda a família. Com o prêmio, vai ampliar o espaço de trabalho, criando também um spa dos pés. “Sempre tive a vontade de empreender, de trabalhar para mim. Criei coragem para abrir o salão e o prêmio agora vai ajudar muito. Vou ampliar o espaço e já penso em contratar alguém para me ajudar no futuro e, quem sabe, um dia ter uma rede de franquias com minha marca”, afirma.

A 5ª edição do Mulheres do Nosso Bairro selecionou 100 iniciativas de diferentes regiões do país. Cada uma recebe R$ 10 mil para impulsionar o seu negócio, além de treinamentos na área de gestão empreendedora, totalizando mais de R$ 1 milhão em investimentos. Nesta edição, o edital priorizou projetos apresentados por mulheres negras e/ou mães, sendo que 70% das contempladas se declararam negras e 60% se declararam mães. Foram selecionadas iniciativas de 65 cidades de 22 estados diferentes. Em Santa Catarina, foram 19 premiadas: sendo que Itapoá teve cinco vencedoras, Navegantes teve quatro, Florianópolis três, Joinville duas e Celso Ramos, Itajaí, Ipirá, Piratuba e Tijucas registraram uma em cada cidade. No evento realizado neste mês, na sede administrativa da Goerdert, em Florianópolis, algumas das ganhadoras da região, também foram premiadas com vale compras para produtos de limpeza. 

O programa contou com a parceria das empresas Aliança Energia, Baía Sul, CESTE, Clínica Imagem, Consulado da Mulher, Fort Atacadista, Goedert, Habitasul, Jirau, Koerich, Malwee, Oiapoque Energia, Porto Itapoá, Portobello, Portonave, Renault, TAG, Técnica Geração, Tigre e Voltalia. O envolvimento de outras empresas ocorre por meio do programa Parcerias do Bem (www.engie.com.br/parceriasdobem/), lançado pela ENGIE Brasil Energia em 2021 convidando clientes e parceiros de diferentes portes e setores a se engajarem em iniciativas de responsabilidade social. 

Além do edital em si, o Mulheres do Nosso Bairro conta com outros eixos de ação, por meio dos quais oferece cursos gratuitos de capacitação, informações sobre redes de apoio, ações de sensibilização e conscientização para combater a violência doméstica, além de iniciativas para suporte à saúde física e mental. 

Conheça as vencedoras de Santa Catarina:

Aline Maria Hey – Cursos de Danças de Salão e Gaúchas – Navegantes

Ana Carolina de Liz – Funcionárias – Joinville

Ana Gern – Design Feito à Mão – Joinville

Arlene Alcantara de Jesus – Bela e Chic – Itajaí

Debora Viel Wisniewski – Pause – Itapoá

Edilene Malheiro Ribeiro – PiraPó – Itapoá

Elisângela Aparecida de Andrade Estevão Gouveia – Brincar, Criar e Incluir: Todos Juntos Nessa Aventura – Itapoá

Gleice Oliveira – Mulheres que Renascem – Navegantes

Jaqueline Santos Silva Felix – Jack Black Nails – Florianópolis

Josieni Silva Souza – Reutilização e reciclagem de vidros – Tijucas

Josilene Araujo de Almeida – Bela e Valen Docinhos – Itapoá

Letícia Pecharka – Bendiz – Navegantes

Lindaura Almeida Lima de Aragão – Se Achegue Ateliê – Florianópolis

Marlize Ribeiro da Silva – Fábrica de salgados LIZZE – Itapoá

Munique Neuwirth Ramos – Força Mulher – Navegantes

Pati Portes Docinhos – Regulamentando meu DOCE sonho – Piratuba

Patrícia Kleemann – Semeando o Futuro e para o Futuro – Ipira

Paula Roberta de Assis de Oliveira – Paula Afro Braids – Florianópolis

Sandramar Bornaghi Luvison – Confeitaria – Celso Ramos

O post Empreendedorismo feminino: conheça histórias de ganhadoras de Florianópolis do Mulheres do Nosso Bairro, programa da ENGIE Brasil Energia apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.