Planejamento financeiro é essencial para combater problemas de saúde causados por dívidas

Ministério da Saúde aponta que mudança brusca de condições financeiras e desemprego estão entre os fatores de risco para depressão e ansiedade

A relação entre saúde financeira e bem-estar físico e emocional é um tema de crescente relevância, que volta a ser destacado com o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. Instituída em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), essa data tem como objetivo conscientizar a população sobre questões cruciais de saúde global e promover ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Ainda mais quando dados de 2024 da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostram que 76,7% das famílias brasileiras relataram possuir algum tipo de dívida – 29,3% com contas em atraso e 13% declarando não ter condições de pagar suas dívidas.

Mas o problema vai além das contas para pagar, pois a instabilidade financeira está diretamente associada a problemas de saúde mental. De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil afeta aproximadamente 15,5% da população. E aponta que, entre os fatores de risco, estão a mudança brusca de condições financeiras e o desemprego. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que o Brasil é o país com maior prevalência de depressão na América Latina e o segundo nas Américas. 

O estresse causado por dificuldades econômicas pode desencadear ou agravar condições como ansiedade e depressão, além de impactar negativamente a saúde física, provocando insônia, dores de cabeça e hipertensão. Além disso, o estresse financeiro pode afetar negativamente as relações sociais, provocando isolamento, por exemplo.

Foto Josep Monter MartinezPixabay.jpg

Foto Josep Monter MartinezPixabay.

Tratamento inclui educação financeira e planejamento 

Sayonara Ribeiro, que é especialista em Recuperação de Crédito da cooperativa de créditos Únilos, entidade com unidades em Florianópolis, São José e Palhoça, em Santa Catarina, salienta que a educação financeira é uma ferramenta essencial para mitigar os efeitos negativos das dificuldades econômicas que se refletem na saúde mental.

“Compreender como gerenciar os seus recursos, elaborar orçamentos e planejar gastos permite que as pessoas tomem decisões melhor embasadas, reduzindo a ansiedade relacionada às finanças. Além disso, a educação financeira contribui para a promoção da saúde e bem-estar, permitindo que as pessoas planejem o futuro com mais segurança”, destaca Sayonara. “Nossa experiência como uma cooperativa do sistema Ailos, que possui mais de 1,6 milhão de cooperados no Brasil, mostra que ter um gerente de conta próximo, sempre pronto para orientar e fazer a melhor gestão do dinheiro, ajuda a reduzir a ansiedade e também a ter melhores rendimentos. E o fato de ser uma cooperativa, que dá voz ao cooperado, entrega juros sobre capital e distribui sobras todos os anos, ajuda a aumentar a segurança e a renda”, completa.

05 dicas práticas para prevenir dificuldades financeiras

Para promover uma saúde financeira sólida e, consequentemente, um bem-estar físico e emocional, Sayonara recomenda considerar as seguintes práticas:

  1. Elabore um Orçamento Mensal: Registre todas as receitas (entrada de dinheiro) e despesas para ter uma visão clara da sua situação financeira e identificar possíveis cortes de gastos.
  2. Crie uma Reserva de Emergência: Poupe regularmente uma quantia destinada a cobrir despesas inesperadas, evitando juros em situações de urgência.
  3. Evite Compras por Impulso: Reflita sobre a real necessidade de cada aquisição, priorizando gastos essenciais e adiando desejos supérfluos.
  4. Busque Fontes de Renda Adicionais: Considere fazer atividades extras ou trabalhos freelancer para aumentar sua renda e proporcionar maior flexibilidade financeira.
  5. Invista em Educação Financeira: Aprofunde seus conhecimentos sobre gestão financeira conversando com o seu gerente, e também fazendo cursos, lendo ou participando de palestras, para conseguir tomar decisões mais assertivas.

Ao adotar essas medidas, é possível fortalecer a saúde financeira, reduzir o estresse relacionado a questões econômicas e promover um bem-estar integral.

Foto: Pixabay Divulgação.

O post Planejamento financeiro é essencial para combater problemas de saúde causados por dívidas apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.