Confere UFSC: não há larvas de mosquitos nos bebedouros do CSE

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que vistoriou bebedouros, cisterna e caixa d’água do Centro Socioeconônico (CSE), no Campus de Florianópolis, na tarde desta quarta-feira, 12 de abril. O resultado é que não foi encontrada nenhuma larva de mosquito em nenhuma parte desse sistema. Embora a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA), responsável pela vistoria, não tenha recebido qualquer comunicação ou denúncia formal, a ação foi motivada após a divulgação, por aplicativos de troca de mensagens, de um vídeo e de um áudio em que uma pessoa diz ter encontrado uma larva do mosquito Aedes aegypti em sua garrafa depois de abastecê-la em um dos bebedouros do CSE.

Na tarde desta quarta-feira, uma engenheira sanitarista da CGA foi até o CSE e analisou todos os bebedouros, além da cisterna e da caixa d’água. A caixa d’ água foi encontrada limpa e com a tampa fechada. Em nenhuma parte do sistema, havia larvas de qualquer mosquito. Após consulta a especialista, a CGA confirmou que mesmo que existissem larvas no sistema, o filtro dos bebedouros impediria que chegassem ao consumidor. Além disso, a CGA informa que não é possível, a olho nu, identificar uma larva como sendo do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue) – o que a pessoa que gravou o áudio informa ter feito com a ajuda de “testes de internet”.

Por fim, a CGA orienta que a pessoa que encontrar larvas de qualquer mosquito escreva para o e-mail [email protected]. Após o comunicado, uma equipe se desloca até o local para avaliar a situação e coletar material, quando for o caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.