Vereadores mirins de Blumenau se reúnem em sessão e aprovam moção de apelo ao Governo de SC

Na tarde de segunda-feira (10), a Câmara Mirim de Blumenau realizou a 3ª sessão ordinária mirim do ano. A reunião contou com as presenças do presidente da Câmara, Almir Vieira (Progressistas), e dos vereadores Carlos Wagner – Alemão (União) e Diego Nasato (Novo). Também esteve presente o Gerente de Assuntos para Juventude do município, Enzo Vieira.

Vereadores mirins de Blumenau se reúnem em sessão e aprovam moção de apelo ao Governo de SC – Foto: Câmara Municipal / Reprodução ND

Votação

Durante a votação da Ordem do Dia, os vereadores mirins discutiram e aprovaram 12 requerimentos e uma moção de apelo.

A moção de apelo, de autoria da Mesa Diretora Mirim, requer ao Governo do Estado de Santa Catarina “maior segurança para as escolas de Blumenau diante a recente tragédia que assolou nosso município. Ademais, requisita, dentro das possibilidades, que seja incluída na grade curricular do ensino público de nosso estado, disciplina relacionada à saúde mental, com intuito de se promover a compreensão das interações humanas e os elementos relacionados à manutenção mental das pessoas”.

A moção será transformada em ofício ao Executivo e a previsão é que seja entregue pessoalmente pelos vereadores mirins ao governador em visita agendada à Casa d’Agronômica na próxima quarta-feira (19).

Os jovens parlamentares também realizaram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque ao Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, assim como aos seus familiares e amigos.

Tribuna

O presidente Almir Vieira comentou sobre o ataque feito ao Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor na última quarta-feira (5) e falou sobre as ações da câmara para levar segurança a todos os estudantes da cidade da forma mais breve possível.

Vieira também informou sobre o repasse de R$ 1,3 milhão retirados do fundo de construção da sede própria da câmara para serem aplicados em segurança e relatou também sobre a legislação aprovada para apoiar o executivo na contratação de profissionais.

No momento de formação, o gerente assuntos para juventude do município, Enzo Vieira, abordou o significado de ser um vereador mirim, ressaltando que eles são a ponte entre o cidadão – suas escolas e comunidades – e o poder público.

Durante os pronunciamentos, os vereadores mirins abordaram assuntos como bullying, educação financeira, psicopedagogia, entre outros assuntos.

A próxima reunião ordinária mirim será realizada às 9h do dia 24 de abril, no Plenário.

Moção 2/2023

“A Mesa Diretora Mirim requer, após ouvido o Plenário, moção de apelo ao Governo do Estado de Santa Catarina. O presente pedido é feito diante a recente tragédia que assolou nosso município e visa reivindicar junto às autoridades competentes maior segurança para as escolas de Blumenau. Ademais, requisita, dentro das possibilidades, que seja incluída na grade curricular do ensino público de nosso estado, disciplina relacionada à saúde mental, com intuito de se promover a compreensão das interações humanas e os elementos relacionados à manutenção mental das pessoas.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.